*Por Priscilla Martins, endocrinologista
Várias pesquisas demostram que, durante o fim de semana, são ingeridas mais calorias do que se costuma comer de segunda a quinta-feira. Durante os fins de semana, a frequência de bebidas aumenta 34%, a quantidade consumida 42% e o consumo de energia em 62% quando comparada aos dias da semana. Tudo piora entre sexta-feira e domingo.
O sábado é o grande vilão! Ele é o pior dia da semana para a maioria das pessoas quando se trata de manter a dieta. E sabe por que? Porque são os dias de descanso, sem rotina, dias de não fazer nada. Além disso, são os dias mais sociais, e nem sempre os eventos sociais estão alinhados a nossa dieta. Assim ficamos mais suscetíveis às opções oferecidas.
Uma latinha de cerveja tem 150 calorias, uma dose de bebida destilada tem 80 calorias e uma taça de vinho tem cerca de 100. Se você se descuidar, quantas latinhas são consumidas em 1h? “Ah, doutora… são só 3 dias. Eu sempre volto na segunda”. Esse pensamento é um grande sabotador de resultados. Três dias, apenas 3, que costumam ser hipercalóricos, são capazes de acabar com o seu esforço da semana toda e ainda deixar “créditos” de calorias.
Então não tem como aproveitar o final de semana? Claro que tem. Procure escolher apenas uma refeição “livre”. Não tenha a ideia: “já que saí em uma refeição, vou relaxar e voltar só na segunda”.
Assim, você não ultrapassa tanto a sua cota de calorias. Tente manter a sua rotina alimentar nos outros horários. Aproveite o tempo livre para se movimentar. Vale andar de bike, uma pista de dança, uma caminhada. O que não vale é ficar parado. Se você quer alcançar e manter um peso saudável, ter equilíbrio alimentar durante o fim de semana também é essencial. Um ótimo fim de semana a todos!