Reforce a alimentação para curtir a folia com saúde

//Reforce a alimentação para curtir a folia com saúde

Reforce a alimentação para curtir a folia com saúde

Acordar cedo, ir para o bloquinho, beber, dançar, correr para encontrar a galera, entrar e sair do ar-condicionado do transporte, suar, pular, passar a noite em claro vendo desfile de escola de samba e repetir tudo de novo no dia seguinte. Se você se identificou com essa rotina de Carnaval, saiba que a sua disposição para cair na folia depende muito do que você come e bebe nesses dias. Por isso, vale a pena tirar um tempo para ir ao mercado, preparar lanches ou escolher bem o que comer na rua.

“Aposte em frutas, pão de fermentação natural com atum, ricota ou ovo, massas de arroz e de grão de bico, tubérculos como aipim e inhame, iogurte e cereais. Se for comer fora, mesmo que a variedade não seja grande, opte pelos alimentos menos industrializados. Prefira saladas de fruta, açaí sem xarope de guaraná e sanduíches naturais de boa procedência. Evite frituras, ultraprocessados e alimentos muito açucarados”, recomenda Nathalia Guimarães, nutricionista da Clínica Nutrindo Ideias.

Não curte comer legumes e verduras? Entenda como é possível reeducar o paladar.

Alternar álcool e água para evitar desidratação

Seja cerveja ou destilados, o consumo de bebidas alcoólicas, em geral, aumenta nos dias de folia. “O problema é que o álcool estimula a diurese e inibe a produção do hormônio antidiurético. Então, o exagero na bebida faz com que o corpo elimine na urina tudo o que está sendo ingerido. Quando você faz xixi, minerais como magnésio e potássio, que ajudam a manter o batimento cardíaco, são eliminados. Por isso você pode perceber alterações no ritmo do coração, por exemplo”, explica o endocrinologista Francisco Tostes.

O fato do carnaval acontecer no verão também requer atenção especial. “Se você estiver exposto ao sol e calor, cuidado com a insolação e a desidratação. É importante que durante o bloco sejam consumidas garrafas de água mineral, alternando com a cerveja ou bebida destilada, para repor as perdas, manter o corpo hidratado e evitar a temida ressaca do dia seguinte”, aconselha o endocrinologista.

Folião animado é folião bem alimentado!

Nathalia também deu ideias de alimentos e bebidas para aproveitar os bloquinhos da melhor forma. Confira:

Antes da folia

“Nessa hora, é importante escolher alimentos que vão dar bastante energia.”

  • Batata doce ou mandioca com queijo cottage ou ovos.
  • Smoothie de abacate, aveia e proteína vegetal.
  • Tapioca com semente de chia na massa, recheada com pasta de grão de bico.

Durante a folia

“Aqui, vale levar em conta a perda de água e de eletrólitos no suor.”

  • Suco de melancia – é vasodilatador e ajuda na retenção de líquido.
  • Banana.
  • Água de coco.

Depois da folia

“Alimentos proteicos com carboidratos complexos ajudam na recuperação muscular, caso você tenha pulado e dançado muito.”

  • Macarrão integral com molho à bolonhesa ou bolonhesa de lentilha, para os veganos.
  • Salada de grão de bico com atum ou com semente de abóbora.
  • Filé de frango, ou tofu, com quinoa ou arroz integral .
Por |2020-02-21T14:19:30-03:0021/02/2020|

Sobre o Autor: