Treinamentos funcionais são a mais recente tendência nas academias. Mas em relação à nutrição, existem algumas recomendações que podem ajudar quem adotou o funcional? São muitas as dúvidas, principalmente porque o CrossFit, por exemplo, exige bastante energia e é um aliado no combate à obesidade.
Não elimine o carboidrato
Quando praticamos atividade física, o primeiro substrato energético a ser usado é o glicogênio armazenado no músculo. Para garantirmos esse combustível, precisamos consumir carboidrato em doses corretas. Quando diminuímos muito o consumo desse macronutriente — em dietas zero carboidrato ou desbalanceadas — podemos perder massa muscular e até mesmo chegar a um quadro de acidose, que gera mau hálito e fraqueza muscular.
De fato o consumo excessivo de carboidratos e calorias gera ganho de peso, mas isso não acontece se você tiver o gasto energético maior que o consumo. Portanto, os carboidratos não são inimigos, principalmente no CrossFit em que a demanda energética é alta. O ideal é seguir uma alimentação balanceada com macros e micronutrientes, atendendo às necessidades do praticante.