*Por Gabriel Alvarenga e Marina Morgado, nutricionistas consultores Bodytech
Ceias de Natal e Ano Novo são sempre uma tentação. O segredo está em ter bom senso e não exagerar. Lembre-se que o objetivo das festas é reunir amigos e família. A alimentação não é o motivo da reunião.
Em anos anteriores postamos nesta mesma época orientações sobre os alimentos mais comuns nas festividades:
• Os mais saudáveis: carnes magras (chester, peru, lombo etc), oleaginosas (castanhas, nozes), lentilhas, frutas secas etc.
• E os menos saudáveis (tender, pernil, rabanada, farofa, frutas cristalizadas, panetones etc).
Desta vez, preferimos falar do realismo da vida.
Para quem cuida da alimentação o ano todo e pratica exercícios regulares, sinceramente não serão duas noites do ano (Natal e Ano Novo) fora da “dieta” que irão gerar algum grande problema/prejuízo ou uma “engorda” considerável.
Ou seja, o recado é que nestas duas noites cada um deve agir conforme sua vontade e consciência, mas de preferência com bom senso nas quantidades. Se quiser comer os alimentos menos saudáveis e mais calóricos, ok. A questão é que, após as festividades, deve-se voltar cumprir uma boa alimentação e manter os exercícios regulares.
Agora, uma dica realmente importante é que neste ano fim de ano, as noites de festa ocorrerão de 5ª para 6ª feira. Diríamos que o maior problema não serão as noites de 5ª feira, mas, sim, os três dias de final de semana que vêm na sequência… Realmente exagerar 4 dias seguidos na semana de Natal e mais 4 dias seguidos na semana do Ano Novo pode levar a um ganho maior de gordura, mas ainda assim nada que não possa ser “resolvido” na sequência.
Boas festas!