O final do ano é uma das épocas mais aguardadas, principalmente em 2021, quando os índices da pandemia no Brasil têm dado sinais de queda. No Natal, virada do ano, confraternização entre amigos ou happy hour da empresa, é muito comum sair da rotina e exagerar nas escolhas alimentares. Sendo assim, seguem algumas dicas que a nutricionista Vanessa Fialho Lopes, formada pela Universidade Federal de Viçosa, listou para ajudar a gente a curtir de verdade, sem neuras e desconfortos no dia seguinte.
Coma bem e beba água
Não deixe de se alimentar bem nos dias que sabe que vai beber e comer mais do que de costume. Além de almoçar um prato colorido, conte sempre com lanches nutritivos e fáceis de fazer. Castanhas, frutas, sanduíche de pão integral ou tapioca recheados com proteína (frango, atum ou pasta de amendoim) e iogurte natural com frutas e granola são algumas opções. Outra dica excelente é não se descuidar da sua hidratação. Durante os dias quentes, transpiramos e deixamos de repor os líquidos perdidos no suor. Então deixe uma garrafinha de água o todo tempo ao alcance das mãos e beba água, principalmente nos dias que for consumir álcool.
Planeje um cardápio mais leve
Na hora de pensar sua ceia completa ou o prato que vai levar na noite de Natal, tente maneirar na quantidade de açúcar e farinha branca. Existem muitas receitas deliciosas à base de frutas, legumes e verduras. É importante ter opções desse tipo na ceia para garantir o equilíbrio.
Durante a ceia opte por pratos coloridos e mastigue muito bem
Um caminho possível é consumir primeiro um prato de salada bem colorido. Depois, se permita comer o que quiser na mesa. Mastigar bem e comer com calma, enquanto conversa, já ajuda muito na digestão e permite enviar para o cérebro o sinal de saciedade. Isso vai evitar aquela sensação de estufamento, azia e outros desconfortos no dia seguinte.
Chegou a hora da sobremesa
Frutas na mesa de Natal são uma tradição seguida por muitas famílias. Se na sua casa é assim, aproveite! Ameixa, pêssego, cereja, abacaxi e tantas outras geladinhas são a cara dessa época do ano. Claro que não é necessário se privar da sua sobremesa preferida. Caso você não tenha restrições alimentares e ou médicas, coma um pedaço do que você estiver com vontade. Só não entrar no ciclo da repetição.