Hoje, 19/08, é o Dia Nacional do Ciclista! E para promover o dia, nada melhor do que falar sobre os benefícios que o ciclismo traz para o corpo.

Por se tratar de uma atividade intensa, que ajuda a diminuir a gordura corporal, sua prática constante diminui o nível do colesterol total e LDL (colesterol ruim), além dos triglicerídeos. Ocorre também diminuição da glicemia, controlando o diabetes, que é fator de risco para a formação da placa aterosclerótica, que leva a angina e ao infarto agudo do miocárdio.

Mas quem acha que o ciclismo traz apenas benefícios para o corpo, se engana. As contrações cardíacas tornam-se mais potentes e, com isso, o sangue chega mais rapidamente ao cérebro, diminuindo, assim, a incidência de ansiedade, angústia e até depressão.

Pedalar estimula também a liberação de endorfina (morfinas endógenas – conhecida como o hormônio do prazer), e aumenta também os níveis de serotonina (substância que eleva o humor, e dá sensação de bem-estar), gerando o relaxamento, fatores essenciais para um sono saudável.

Portanto, você que ainda não pedala, o que está esperando pra pegar sua bike ou começar a frequentar uma aula de indoor cycle?