*Por Marcelo Carvalho, nutricionista convidado pela Optimum Nutrition
Frutas não estão associadas ao aumento do peso corporal. Para validar essa afirmação, uma excelente pesquisa foi feita demonstrando que as frutas na dieta, além de não proporcionarem ganho de peso, amplificaram os resultados na perda de peso.
Os pesquisadores submeteram 131 pacientes a dois tipos de dietas de baixa caloria: uma com baixa ingestão de frutose e outra com moderado consumo de frutas em seu estado natural. Nesses modelos de dieta restritiva (1500Kcal), a distribuição calórica era idêntica entre elas: carboidratos – 832 kcal, proteínas: 227 kcal, gorduras: 441 kcal. Mas qual a diferença ente elas?
A dieta moderada em frutas continha 480 kcal na forma de frutas e 280 kcal na forma de cereais. A dieta de baixo consumo de frutas apresentou 60kcal na forma de fruta e 665kcal na forma de cereais. Lembrem-se: as duas dietas tinham o mesmo valor calórico total e a mesma distribuição de macronutrientes.
O resultado desse estudo demonstrou que o grupo que consumiu mais frutas perdeu 38% mais peso do o grupo que consumiu menos frutas. Então quer dizer que posso comer frutas em dietas de emagrecimento? SIM. Notem que o consumo calórico foi o equivalente a 5 ou 6 bananas em uma dieta de emagrecimento. Assim, concluo não só por esse estudo, mas por tantos outros, que frutas não são vilãs nas dietas.O que determina o sucesso da estratégia nutricional é a qualidade dos alimentos ingeridos, associado à correta quantidade que cada organismo deve consumir, ou seja, mesmo na oferta de bons alimentos, o ambiente de restrição energética deve prevalecer e os frutos devem permanecer.