Conhece algum falso magro?! Falso magro é aquela pessoa que não necessariamente está acima do peso e provavelmente o ponteiro da balança não marca mais do que deveria. Porém, tem uma grande proporção de gordura corporal (tecido adiposo) em relação à massa magra (tecido muscular).

A genética pode até influenciar nestas características, mas em geral, o que realmente importa é o estilo de vida baseado em alimentação desequilibrada, sedentarismo e ou alcoolismo. Como parece estar “em forma”, o falso magro abusa de doces e carboidratos, carnes gordurosas, fast-food e bebidas alcoólicas ou açucaradas.

Duas pessoas com o mesmo peso podem apresentar características completamente diferentes, uma com percentual de gordura de 30% e a outra com o percentual de gordura de 13%. Para saber quem é falso magro(a), basta realizar uma análise da composição corporal. Essa análise pode ser feita através de bioimpedância ou outros métodos. 

O que fazer se você for um ‘falso magro’?
Quando a pessoa é magra e existe um percentual de gordura elevado, pode ocorrer complicações metabólicas e problemas de saúde, como doenças cardiovasculares e diabetes. E como mudar esse quadro? Basta seguir uma dieta equilibrada e praticar exercícios: quanto mais alimentos saudáveis você ingere e quanto mais atividade física você pratica, melhor será o seu balanço energético.

E você? Acompanha o seu peso só na balança? Acompanha as suas medidas? Conhece o seu percentual de massa gorda e massa magra?