Descubra o que é BCAA

//Descubra o que é BCAA

Descubra o que é BCAA

Procurando entender o que é o BCAA e como ele pode ajudar na rotina? De acordo com a nutricionista Camila Moreira, da clínica Nutrindo Ideais, ele é uma suplementação de aminoácidos que pode ajudar na recuperação dos músculos. Para entender melhor quais tipos, benefícios, reais necessidades e contraindicações do BCAA, conversamos com a especialista. Confira e tire suas dúvidas!

O que é o BCAA? Ele é produzido com quais ingredientes?

Camila: O BCAA representa uma cadeia composta por valina, leucina e isoleucina que são aminoácidos essenciais, ou seja, não são produzidos pelo nosso organismo e precisam ser adquiridos através da alimentação. Uma parte dos nossos músculos é constituída por esses aminoácidos. O BCAA pode ser de origem animal ou de origem vegetal.

Existem vários tipos?

Camila: Sim. Existe BCAA em pó, em cápsula, líquido e mastigáveis.

Quais são os benefícios?

Camila: Esses três aminoácidos, em especial a leucina, são importantes no processo de recuperação e síntese muscular, além de servirem como fonte de energia na falta do carboidrato para treinos longos. Com uma alimentação balanceada, a suplementação com o BCAA não é necessária, pois conseguimos atingir facilmente a quantidade recomendada desses aminoácidos através dos alimentos.

Qual a diferença entre BCAA e whey protein?

Camila: O BCAA contém apenas três aminoácidos essenciais, enquanto que o whey protein é a proteína do soro do leite, que tem 9 aminoácidos essenciais, incluindo o BCAA.

O consumidor deve ficar atento a quais detalhes do rótulo?

Camila: Primeiro de tudo é muito importante contar com o apoio de um nutricionista para avaliar a real necessidade e quantidade dessa suplementação. Se a dosagem for alta, por exemplo, o BCAA em pó pode ser a melhor opção. Dê preferência às  marcas já consolidadas no mercado e às opções com listas de ingredientes menores, que contenham menos ou nada de aditivos na fórmula.  Verifique também se o produto conta com o selo de pureza comprovada por laboratórios de qualidade.

Quais são os melhores horários para consumi-lo? Antes ou depois do treino?

Camila: Depende do objetivo, não existe regra. Hoje sabemos que o mais importante é que os aminoácidos essenciais estejam bem distribuídos em todas as refeições, e não só antes ou depois do treino.

Quais grupos devem evitar o consumo?

Camila: A princípio nenhum, mas em qualquer caso é imprescindível que a necessidade da suplementação seja avaliada e prescrita por um profissional da área, já que é possível facilmente obter esses aminoácidos a partir da alimentação.

Por |2020-03-06T12:00:39-03:0006/03/2020|

Sobre o Autor: