Comecei a me interessar por esses lindos ensinamentos védicos, mergulhando numa busca profunda do meu verdadeiro eu. Praticar yoga, sem dúvida, foi o que mais me fez despertar. Aos poucos, com muita dedicação, fui removendo as camadas, as máscaras, os condicionamentos que não eram meus e tudo o que me afastava da minha essência, do meu ser.

O yoga nos leva ao estado de transcender a nossa própria mente, transcender os condicionamentos da mente e conhecer uma coisa tal como ela é. Com o estado meditativo, fui tendo a percepção da verdade, pois quando a mente está em silêncio e calma é que essa percepção da verdade aparece. E quanto mais eu descobria quem era a Carol, mais feliz eu me sentia e mais eu me amava do jeito que sou e mais eu queria cuidar de mim. Aos poucos, fui eliminando tudo o que não me fazia bem. Fui abraçando minhas sombras e entendendo que elas também fazem parte de mim. Que eu somente deveria transmutar os sentimentos que faziam despertá-las. Aprendi a respeitar o “meu templo” (corpo), entendendo que tudo me causava uma reação.

Passei a cuidar dos alimentos, do meu estilo de vida, do que eu assisto e fiquei mais atenta. Então eu aprendi e entendi que a felicidade vem de dentro pra fora e não de fora pra dentro. Que não adiantava nada cuidar da beleza exterior e por dentro estar estranho, incompleto, sem vida.

Quando me reconectei com a minha essência, a felicidade veio com tudo e os fatores externos foram entrando no fluxo. Assim eu fui me interessando cada vez mais pelo yoga, pela medicina ayurvédica pra poder compartilhar e ajudar as pessoas a conseguirem ver a delicia que é  SER.

A ciência védica é igualmente chamada de ciência yóguica, pois se baseia em uma cosmologia especial, uma compreensão singular da evolução cósmica da vida que também encontramos no universo do yoga. Uma complementa a outra. A pratica de yoga fortalece e intensifica nossa mente e espírito.

 O que é Ayurveda?

A Ayurveda é o sistema de cura e prevenção mais antigo do mundo. Ayurveda significa a ciência da vida – ayur , na Ayurveda, é descrita como a harmonia do “Eu Superior” com a mente, sentidos, corpo e energia vital (prana).

Um dos principais objetivos da Ayurveda é nos ensinar a viver com o fluxo da natureza. Ela não é considerada um sistema natural por usar plantas medicinais como métodos terapêuticos, mas por ensinar a viver de maneira inteligente, aproveitando esses fluxos da natureza para nosso próprio bem- estar, crescimento e evolução.

A Ayurveda é considerada a mais holística ciência de cura, pois envolve todos os aspectos da vida humana, além de ver a relação do meio ambiente em torno de nós.

Os ambientes têm efeitos sobre nós e influenciam nossa saúde, ou seja, a Ayurveda fornece um sistema de compreensão das energias e qualidades postas em movimento pelas nossas atividades cotidianas, a fim de usá-las para neutralizar ou impedir certos desequilíbrios que causam doenças.

Tudo na natureza é formado por uma única substância que se manifesta em cinco estados diferentes. Esses estados foram chamados de elementos que são terra, água, fogo, ar e éter. Mas especificamente para a Ayurveda, a junção de cada elemento forma os doshas – Kapha, Pitta e Vata.  Vata governa o movimento, Pitta o metabolismo e Kapha a estrutura.

Todos nós temos essas três energias, pois elas correspondem às funções básicas da vida. Cada um de nós nasce diferente do outro e cada um tem seu mapa energético, no qual as estruturas física, emocional e intelectual se desenvolvem formando biótipos humanos diferentes. Devemos tomar muito cuidado em copiar dietas e estilos de vida de outros, pois, como somos únicos, o que pode ser bom pra um, pode não ser bom pra outro.

A Ayurveda trata cada ser humano como único

Essas energias (Vata, Pitta e Kapha) existem e podem se acumular dentro da pessoa. As emoções, estilo de vida, alimentação e ambientes são fatores que produzem o acúmulo de energia dentro de nós. E o papel do médico ayurvédico é identificar os doshas que estão em desequilíbrio, definir a tipologia original da pessoa e propor um programa de tratamento que restitua o equilíbrio original.

Mas um médico ou um terapeuta ayurvédico tem uma série de recursos para o diagnóstico tipológico e as características dos doshas servem somente como generalização simplificada.

O programa de tratamento ayurvédico inclui dieta, ervas medicinais, técnicas de desintoxicação do organismo, yoga, meditação, rotina diária e outros métodos.

Resumidamente, isso é Ayurveda! Nos próximos posts por aqui, explicarei melhor como funciona cada tratamento!