*Por Marcelo Carvalho, nutricionista convidado pela Optimum Nutriton
Sabemos que o movimento faz parte do genoma humano, afinal de contas os músculos não estão em nosso corpo por acaso. Além disso, são inquestionáveis os benefícios da atividade física na promoção da saúde. Um artigo publicado comparou a capacidade da corrida e da caminhada em reduzir a incidência de morte associada a todas as causas (diabetes, hipertensão, obesidade, câncer, etc…).
Por meio de um gráfico comparativo, os pesquisadores concluíram que 5 minutos de corrida ou 15 minutos de caminhada proporcionam uma redução de aproximadamente 10% na mortalidade e ao se estender o tempo de atividade verificou-se que 25 minutos de corrida ou 105 minutos de caminhada reduziram 35% a mortalidade.
Não quero entrar no mérito da intensidade do exercício, mas uma das conclusões é que de fato os exercícios intensos e controlados (a intensidade é determinada pelo educador físico de acordo com a metodologia a ser aplicada) trazem benefícios a saúde. De qualquer forma, o que vale é movimentar-se, sair do sedentarismo, tornar a prática de exercícios físicos um hábito. Assim o recado é: todo e qualquer exercício deve ser visto com bons olhos, seja ele de força ou aeróbio.