*Por Rafael Duarte, da equipe Miramundos

A região das Agulhas Negras (RJ) será o palco da primeira North Face Endurance Challenge Ultra Trail, um evento que faz parte do circuito mundial e que pela primeira vez será realizado no Brasil – e com a presença da elite do esporte.

O miramundo Jaime Portas Vilaseca, que treina para as expedições em provas deste tipo, não poderia ficar de for a dessa. “Estou muito empolgado e meu treino para os 80km vai durar cinco meses. Acho que esta paisagem é a que mais se assemelha no Brasil com os Alpes franceses. Conheço bem as Agulhas, mas a prova vai exigir muita técnica. O terreno é irregular, e o percurso passa por pontos inóspitos colocando os participantes imersos na natureza”, prevê Jaime.

A prova de corrida de montanha, que acontecerá entre os dias 21 e 24 de maio, foi dividida em quatro distâncias para atender a todo tipo de atleta profissional ou amador: 10km, 21km, 50km e 80km. Jaime se prepara com os treinadores Chico Santos (outdoor) e Leonardo Britto (indoor) na Bodytech da Gávea para a ultramaratona de 80km, prevista para durar no máximo 15h.

“Na musculação, os treinos do Jaime têm como objetivo o aumento da potência, da força e da resistência. A ideia é fortalecer a musculatura postural chamada de core, a parte central do corpo, principalmente a lombar, o quadril e o abdômen, que serão muito exigidos durante a prova”, explicou Britto.

A organização garante que os trechos são de alta qualidade técnica e beleza. “O principal percurso do evento tem como principal atrativo o Parque Nacional do Itatiaia, por onde os atletas irão correr pelos principais atrativos a 2600m do nível do mar e também passarão dentro dos limites do Parque Estadual da Pedra Selada e Serra do Papagaio. Uma corrida de extrema dificuldade e beleza incomparável. No percurso, os atletas irão encontrar terrenos com trilhas single-track, estradas de chão, asfalto, rios, cachoeiras, campos de altitude, pasto, lama, floresta e descidas e subidas de alto grau de inclinação. Um percurso realmente completo”, explica o comunicado oficial do evento.

As inscrições estão abertas. O professor Leonardo Britto recomenda que, antes de fazer uma ultramaratona, é preciso buscar auxílio profissional e nunca começar por uma mais longa.

“É importante observar como o corpo se comporta em provas mais curtas antes de se arriscar em uma com percurso e duração longos. E depois ir evoluindo gradativamente”, aconselhou.

Rafael Duarte e Jaime Portas Vilaseca fazem parte do projeto de expedições Miramundos.