*Por Carolina Medeiros, nutricionista consultora Bodytech

Nesses meses mais quentes, tendemos a comer mais saladas cruas e, com isso, muitas pessoas gostam de incrementá-las com molhos específicos.

Mas saiba que este hábito pode estar sabotando sua dieta e contribuindo para aumentar as calorias de uma maneira não muito nutritiva.

Esses molhos industrializados ou oferecidos em bufês a quilo são, na maioria das vezes, ricos em gorduras saturadas, sódio e aditivos industriais, como conservantes, espessantes, aromatizantes e glutamato monossódico, que prejudicam sua saúde principalmente se consumidos rotineiramente.

Para dar sabor à sua salada de um jeito mais saudável, aproveite algumas dessas dicas:

*Use azeite ou óleos aromatizados: você pode fazer em casa mesmo adicionando ervas de sua preferência ou um dente de alho, por exemplo;
* Temperos frescos, como manjericão, cebolinha, salsa e orégano, ajudam a ressaltar o sabor;
* Adicionar uma colher de suco de limão ou laranja também é uma boa pedida para deixar sua salada com um gostinho mais cítrico;
* Molhos caseiros à base de iogurte natural substituem bem os industrializados a base de maionese;
* Outros ingredientes, como vinagre balsâmico ou de maçã, mel ou melado de cana, pedaços frutas secas ou frescas e castanhas, também trazem um gostinho a mais, mas devem ser usados com moderação por serem ricos em calorias.