*Por Marina Morgado, nutricionista consultora Bodytech
A biomassa da polpa da banana verde, uma pasta formada a partir da banana verde cozida, tem se destacado como fonte alternativa de amido resistente. Assim como as fibras, esse composto é fermentado por bactérias do intestino grosso, causando efeitos benéficos no organismo.
No intestino grosso, o amido resistente pode ser quebrado em ácidos graxos de cadeia curta, compostos que auxiliam na integridade das células intestinais, prevenindo doenças inflamatórias no intestino. Além disso, seu consumo aumenta a sensação de saciedade e diminui a velocidade de absorção (índice glicêmico) da refeição, tornando-o um produto viável para consumo por diabéticos.
A biomassa pode ser utilizada na culinária como espessante, sem alterar o sabor dos pratos em que está sendo adicionada, pois, quando cozida verde, a banana perde compostos responsáveis pela adstringência, permitindo a produção de vários produtos, como pães, massas, patês, maionese e sobremesas, melhorando o valor nutricional dos alimentos, sem sabor residual.
Assim, quando comparados a receitas tradicionais, os produtos à base de biomassa de banana verde se destacam pelo maior teor de fibras, menor valor calórico, além de apresentarem boa palatabilidade e baixo custo.
Além disso, pode ser utilizada em receitas direcionadas a celíacos ou intolerantes à lactose (as mais curtidas estão no formato de brigadeiros, bolos e massas). Há várias receitas disponíveis nos sites de gastronomia.
Como preparar a biomassa?
1. Com uma faca, corte as bananas do cacho.
2. Coloque as bananas em panela de pressão, cobertas com água.
3. Feche a panela e, quando começar a vazar vapor, coloque em fogo mínimo. Conte 20 minutos para desligar o fogo.
4. Enquanto retira a casca das bananas, mantenha as remanescentes sob água quente da panela.
5. Bata as bananas descascadas em processador com o mínimo de água para formar a pasta.
6. Misture à sua receita favorita!
A biomassa pode ser congelada para aumentar sua validade e posteriormente ser utilizada em outras receitas (é uma alternativa para não precisar fazer biomassa toda hora). Para preparações quentes, é aconselhado o descongelamento em temperatura ambiente ou sob fogo brando, junto à preparação, mas também pode ser utilizada congelada quando adicionada a sucos, vitaminas, sorvetes e smoothies.