Conheças as possíveis causas de lesões do ligamento cruzado anterior

//Conheças as possíveis causas de lesões do ligamento cruzado anterior

Conheças as possíveis causas de lesões do ligamento cruzado anterior

*Por Gustavo Asmar, ortopedista

Evidências apontam que um bom educador físico pode ser peça fundamental na prevenção de lesão do ligamento cruzado anterior, uma das mais comuns no joelho. Alguns fatores de risco mais comuns são:

1- O mecanismo de lesão mais comum são nos traumas torcionais do joelho. Assim esportes de contato ou com mudanças bruscas de direção como o futebol , jiu-jitsu,  vôlei e tênis por exemplo são mais suscetíveis.

2- Trabalhos apontam que mulheres podem ter um risco até 10x maior de desenvolver lesões que o homem por questões hormonais relacionadas ao hormônio chamado estrogênio (alguns estudos mostram aumento do número de lesões na fase ovulatória do ciclo menstrual -10-14º dia-), fatores anatômicos e neuromusculares (maior tempo de resposta muscular ao estímulo). 

3- Realizar atividades esportivas em terrenos irregulares.

4- Alterações biomecânicas, como o tão falado valgo dinâmico que pode ter diversas causas desde limitação de mobilidade do tornozelo até ativação do glúteo médio , aumentam risco de lesão!

Diante destes fatores um bom treinador deve lincar estas informações e de acordo com o risco obtido com a história e com o exame físico adequado, elaborar um treinamento específico para estes atletas ou alunos. 

Por |2018-11-07T20:35:42+00:0020/09/2018|

Sobre o Autor: