*Por Karina Vela, atleta e apresentadora

Todo surfista sonha em fazer uma viagem de surfe para fora do país independentemente do seu nível no esporte. Temos lindas praias mas é incontestável que o Oceano Pacífico possui as ondas mais perfeitas do mundo.

Eu digo que a primeira viagem de todo surfista deveria ser pro Peru. Como minha mãe é peruana, já fui algumas vezes e posso dizer com toda certeza que é quase impossível voltar frustrado de lá. O país tem umas das ondas mais constantes do mundo, e o preço é bem acessível. Mas, se você não gosta de surfar de roupa de neoprene, esqueça. Já tive a sorte de pegar toda a região com água quente mas é um fenômeno bem raro.

Karina Vela Surf

Se você ficar atento, pode encontrar promoções de passagens de até 300 dólares. A hospedagem pode ir de 15 a 120 dólares dependendo da sua exigência de conforto. Um quarto razoável, sem ar, sai por 40 dólares o casal (sempre é bom pechinchar).

A comida? Isso é um show a parte! Lima já foi considerada a capital mundial da gastronomia. O país possui uma variedade gigante de ingredientes, e seu prato mais conhecido é o ceviche. Mas tome cuidado porque ele não deve ser consumido em qualquer restaurante, pois você pode passar mal. Certifique-se se o local é recomendado.

Apesar de ser um país relativamente pequeno em relação ao Brasil, o Peru possui deserto, mar, montanhas geladas e Floresta Amazônica. Para dar dicas do País como um todo, é preciso dividir em capítulos, então vou focar em falar dos melhores lugares para se surfar.

Karina Vela Surf

Inevitavelmente você vai ter que voar pra Lima. De lá, você tem a escolha de surfar no sul ou no norte. Na verdade, separaria em três regiões: sul, região central e norte.

Sul

Punta Hermosa: fica a apenas 40 minutos ao sul da capital e lá você encontra mais de 45 ondas espalhadas por sua costa. É a região com as ondas mais constantes do país. As mais famosas são: Punta Rocas, Señoritas, Pico Alto, Caballeros, Puerto Viejo, La Isla e Kontiki. Alugar um carro é sempre bom, mas também é possível fazer o trajeto de uma praia pra outra de táxi. Todas elas estão mais ou menos num raio de 5 km. San Bartolo também é uma excelente opção para quem é iniciante.

Karina Vela Surf

Central

Chicama e Pacasmayo: ali você vai encontrar as esquerdas mais longas do mundo. Aconselho sempre dar uma paradinha em Lima e acompanhar o swell para ter uma referência se estará quebrando lá. Viagem de surf depende da natureza então nem sempre você vai pegar o mar clássico. O inverno é a melhor época para ir.

Norte

Lobitos, Los Organos e Mancora: ali você encontra uma temperatura mais amena da água, por causa da influência do canal do Panamá. Lobitos tem alguns points, e os mais conhecidos são Piscinas e La Punta. La Punta é uma esquerda longa que tem uma sessão de tubos. Quando lá está pequeno, vale a caída em Piscinas que é perto. Tem uns mototáxis que levam até lá. Los Organos pra mim é o lugar mais gostoso pra se ficar. Mancora tem uma onda deliciosa para os iniciantes e medianos, mas tem que ter paciência porque o crowd é grande. Lá você vai encontrar mil opções de restaurantes e hotéis. Pra quem não gosta de tumulto, esqueça! Vale lembrar que ali do lado tem uma onda mágica, chamada Cabo Blanco, que quebra ate 10 pés, com tubos inacreditáveis. Se você der sorte, vai ver a onda considerada a melhor do Peru.

Karina Vela Surf

Para quem não gosta de surfe, as praias do Peru não são uma boa opção. Elas não são tão paradisíacas como estamos acostumados, algumas com água e areia escura. Eu adoro paisagens exóticas como as de lá, com aquele clima árido contrastando com o mar, mas confesso que é uma viagem para os amantes do surfe. Uma dica é dar uma esticada em Machu Picchu que todo mundo fica feliz!

Carioca, Karina Vela trabalha como consultora de estilo para grifes, é artista plástica, multiatleta e viaja o mundo como apresentadora do Canal Off.