O ballet fitness é um método de treinamento desenvolvido pela professora Betina Dantas. O principal objetivo das aulas de até uma hora é o condicionamento físico, que emprega de forma integrada exercícios do ballet clássico e exercícios de ginástica já bem conhecidos no universo “fitness”.

Agachamentos, exercícios estabilizadores e isométricos, força do core e membros superiores ofertam uma ampla gama de movimentos sem o implemento de cargas externas.  É bom lembrar que os exercícios feitos com o peso do próprio corpo aparecem na quarta posição de tendências fitness da Americam College of Sports Medicine para o ano de 2020.

A aula oferece um intenso trabalho de resistência muscular localizada baseado no número de repetições de cada exercício, permitindo o desenvolvimento de capacidades informacionais e físicas.

As diferenças entre a aula de ballet clássico e o ballet fitness estão nos objetivos das aulas. Enquanto o ballet clássico exige do bailarino o aprimoramento da técnica corporal e a performance, o ballet fitness almeja um aprimoramento corporal gradativo e contínuo, em uma aula intensa, porém prazerosa, levando em consideração os aspectos afetivos dos seus praticantes.

A parte musical também é um dos diferenciais da aula. Usamos desde música clássica para os exercícios da barra de ballet com leveza e suavidade até músicas atuais e superanimadas para estimular o máximo de desempenho dos nossos alunos.

Alguns dos maiores benefícios da aula de ballet fitness estão atrelados à organização do método. A aula em circuito sem intervalos prolongados de descanso  promove alto gasto calórico, ganho de resistência muscular, força e condicionamento cardiovascular.

Podemos destacar também a otimização do trabalho de coordenação motora, equilíbrio e consciência corporal desenvolvidos através de movimentos específicos e variados. Mesmo na aula coletiva, levamos em consideração o nível de condicionamento de cada aluno ajudando-o a evoluir sempre.

O ballet fitness é indicado para todas as pessoas que procuram uma aula intensa, desafiadora e muito animada. Todos são bem-vindos. Bailarinos ou não, ex-bailarinos, mulheres e homens. Alunos com alguma restrição de movimento ou patologia (depois de avaliação médica) podem fazer as aulas, pois os professores estarão aptos para adaptar qualquer movimento, inserindo e incentivando a prática de atividade física desse aluno.