Conheça as vantagens de fazer Muay Thai

//Conheça as vantagens de fazer Muay Thai

Conheça as vantagens de fazer Muay Thai

*Por Marcelo Barroso, instrutor de Muay Thai na Bodytech São Clemente 

O Muay Thai é uma das artes marciais de origem tailandesa que mais tem se destacado nas academias. Mas quais são os benefícios desse esporte para o bem-estar? Essa é uma pergunta chave para se apaixonar pelos exercícios. Chutes, socos, cotoveladas e joelhadas são muito recomendados para aqueles que desejam queimar “gordurinhas” extras. Mas as vantagens do Muay Thai não se limitam a isso.

A disciplina é fundamental no Muay Thai, mas como tudo na vida. A disciplina pode ser aplicada desde o início da prática, mas o aprendizado contribui para que respeite os limites e admita que a oposição deve existir apenas no posicionamento das aulas. A disciplina adquirida com o esporte pode não só ser posta em prática na aula, mas também contribuir em diversos campos da vida.

As aulas simulam confrontos e, para aqueles que jamais se imaginaram em determinada situação, esquivar-se de golpes e assumir uma postura desafiadora pode encorajar a lidar com diversas situações em suas vidas, configurando-se mais um benefício do Muay Thai para seus praticantes. O esporte simula a autoconfiança!

O conhecimento das artes marciais tende a despertar o interesse por informações para a evolução do aprendizado. Quanto mais se dedica ao esporte, mais rápido os benefícios do Muay Thai são adquiridos, as esperadas mudanças no corpo se tornam reais e o praticante se torna mais autoconfiante para lidar com diversas eventualidades, seja com seu oponente em aula, seja para se impor em momentos oportunos.

O treinamento regular pode ajudar também a construir maior aptidão de resistência. Durante as aulas, o seu corpo ficará exposto à rotina de exercícios de alta intensidade, o que favorece a sua evolução corporal, tornando-se mais forte e resistente. É importante destacar que, durante as aulas, não se deve aplicar força aos seus oponentes, mas o conhecimento em si prepara seu corpo para possíveis choques e pancadas.

Os movimentos e golpes feitos nos treinos regulares possibilitam que o praticante aprimore sua flexibilidade. Dessa maneira, a ocorrência de lesões é minimizada. A junção de golpes, chutes e esquivas aprimoram também a coordenação motora e o equilíbrio, além de extravasar as tensões do dia a dia.

O Muay Thai tem sido escolhido por diversas pessoas que querem perder peso. Na prática da aula, pode-se eliminar de setecentos a mil calorias, o que é muito positivo! Os benefícios visam também a função cardiorrespiratória, favorecendo o melhor controle da respiração e da função metabólica.

A socialização das pessoas durante as aulas também merece destaque. As turmas geralmente são divididas em duplas, para que os golpes sejam simulados e executados com características de “combate”. Essa companhia não necessariamente é a mesma em todas as aulas, o que faz com que a troca de experiências e conquistas de novas amizades façam parte do dia a dia do esporte.

As artes marciais são muito julgadas pelos esforços necessários, mas é fundamental que saibamos que, para se defender, é necessária uma análise sobre novas táticas para se superar. Para isso, pode-se afirmar que o Muay Thai contribui para a formação de uma melhor aptidão estratégica, treinando sua mente para lutar e se defender de forma rápida e eficiente.

Por |2018-11-07T20:35:44+00:0019/02/2018|

Sobre o Autor: