*Por Alessandra Luglio, nutricionista convidada pela Greenpeople

Os benefícios da beterraba para os atletas A beterraba é um alimento rico em nutrientes como carboidratos complexos, fibras, vitamina A, vitaminas do complexo B, potássio, fósforo, zinco, ferro, cálcio… Mas você sabia que, além de todos esses benefícios, a beterraba traz vantagens específicas para os atletas e para quem faz atividade física de uma maneira geral?

Ela é rica em nitrato — um dos precursores do óxido nítrico, substância que promove vasodilatação. Ou seja, aumenta o calibre dos nossos vasos, levando mais nutrientes e oxigênio para os músculos. Essa vasodilatação é interessante na prática de exercícios físicos porque otimiza o uso do oxigênio, auxiliando na melhora do desempenho durante os treinos.

Com maior perfusão sanguínea, os nutrientes distribuem-se de forma mais eficaz para todo o corpo, o que deixa a recuperação muscular mais eficiente.

Outro benefício da beterraba é que ela é rica em betacaroteno, que aumenta a imunidade do organismo, além de exercer ação antioxidante, combatendo radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento celular.

Não parando por aí, a beterraba tem betaína, que em atletas, reduz a fadiga e colabora para o aumento da força muscular. Ela reduz a ação inflamatória, o que é muito importante para pessoas que praticam exercícios intensos ou de longa duração. Isso porque atividades muito pesadas geram uma quantidade ainda maior de radicais livres. Vem daí a importância do consumo de antioxidantes e agentes anti-inflamatórios.

Para aproveitar tudo isso, o ideal é que ela seja consumida crua. Você pode comê-la no pré-treino, para melhorar a recuperação. Nosso Heart Beat é uma excelente opção para colocar a beterraba no dia a dia, de um jeito mais prático e gostoso.