*Por Rafael Duarte, da equipe Miramundos
Localizado entre o sul da Bahia e o norte do Espírito Santo, Abrolhos abriga mais de um milhão de pessoas –entre comunidades pesqueiras, indígenas e pequenas e médias cidades. A costa é famosa por ter sido uma das primeiras a receber os desbravadores portugueses que desembarcaram no Brasil. Ali começou a exploração do capital natural do país com a extração de pau-brasil. Apesar de séculos de crescimento demográfico e desmatamento, o território ainda abriga diversas espécies endêmicas e ameaçadas de extinção.
Em sua parte marinha, é reconhecido por abrigar a maior biodiversidade marinha da porção sul do Oceano Atlântico, com registro de cerca de 1.300 espécies. A região possui a maior produção pesqueira da Bahia, responsável pelo sustento das famílias de mais de 20 mil pescadores. É também um dos principais polos turísticos do país, que gera cerca de 80 mil empregos, com destaque para as praias paradisíacas e o mergulho nos recifes durante o verão, e a observação das baleias Jubarte no período de julho a novembro.
Desde 2009, a BT apoia as iniciativas da Miramundos, equipe que, através do esporte, documenta experiências nos lugares mais incríveis do mundo com o objetivo de motivar pessoas a praticar esportes, viver uma vida saudável e conservar os patrimônios naturais, históricos e culturais do planeta.
Você já deve ter visto por aqui nossas aventuras pelo Mont-Blanc, Aconcágua, provas Brasil afora, pela Estrada Real e Caminho de Santiago. Vamos contar nas próximas semanas como funciona o treinamento da equipe, que parte em expedição a Abrolhos entre 29 de abril e 28 de maio. Fique ligado aqui!
Rafael Duarte faz parte do projeto de expedições Miramundos.