*Por Dudu Netto, diretor-técnico Bodytech

Que o bumbum é preferência nacional todo mundo sabe. Mas o que poucos sabem é que os glúteos têm funções que vão (e muito) além da estética! A musculatura da região é fundamental na estabilização pélvica e da coluna vertebral. Além disso, exerce função na marcha, mantendo a posição ereta e reduzindo as forças que comprimem a coluna, como as que ocorrem ao flexionar o tronco na corrida.

Os glúteos são divididos em: máximo (responsável pela aparência e volume, é um dos músculos mais fortes e de maior volume do corpo e atua como o extensor e rotador lateral de quadril), médio e mínimo (músculos mais profundos que, junto com o tensor da Fascia latea, constituem o culote, são abdutores e roteadores mediais do quadril).

Movimentos que fazem parte do dia a dia, e que por muitas vezes não damos o menor valor, como levantar da cadeira ou subir escadas, podem deixar de ser realizados corretamente, permitindo o deslocamento excessivo da coluna. Com o passar do tempo também podemos desenvolver lesão não traumática por repetição.

É importante realizar exercícios eficientes e com extrema segurança para ajudar a estabelecer padrões de recrutamento muscular correto, melhorar a estabilidade, o desempenho esportivo e a aparência da região, além de auxiliar na prevenção de lesões. Pensando nisso, segue uma série com oito exercícios para fortalecer a região.

Uma ressalva: a série não deve ser feita de uma só vez, mas deve ser alternada com o treino de outros grupos musculares e considerada em meio às atividades prescritas pelos instrutores.

Além disso, essa sequência foi pensada pela possibilidade de ser colocada mais sobrecarga –se comparada aos exercícios localizados. É claro que os exercícios realizados no solo continuam a ser uma opção para você, praticante.