Eu adoro conhecer lugares novos e no mês passado aproveitei o feriadão para conhecer a Praia da Gamboa, em Garopaba, município de Santa Catarina. Acabou que visitamos vários lugares na região, o que foi ótimo!
A Gamboa é um pequeno vilarejo de Garopaba e fica entre a Guarda do Embau, Garopaba e Rosa, que são lugares que eu já fui algumas vezes e adoro! Isso foi uma das coisas que mais me animou de ir para Gamboa: a possibilidade de voltar em lugares que eu já amo e ainda assim conhecer um novo.
Eu sempre fui apaixonada pela região de Santa Catarina, mas infelizmente com o passar dos anos mudou muita coisa por ali e as cidades mais conhecidas como a Guarda, Rosa e Garopaba ficaram muito cheias. Elas perderam um pouco o clima de vilarejo tranquilo e chegam a ficar até caóticas em algumas fases do ano. Foi então que me indicaram conhecer a Gamboa, que ainda é bem pequena e mantém o clima de vilarejo onde todo mundo se conhece.
Olhei um site de reservas na internet e encontrei uma casinha para alugar bem perto da praia. Pode pesquisar Pousada do Peduca no Google que você encontra o contato. O Peduca é um senhorzinho local ultraquerido. Foi um ótimo custo benefício, pois fica perto da praia e a casa é supercompleta: com ar, cozinha toda equipada e uma varandinha que dava para ver o mar.
Infelizmente o tempo não estava dos melhores, mas deu para aproveitar bem. A Gamboa é um lugar para quem quer ir com a família e curtir a natureza, não tem agito, mas o bom é que fica a 20 minutos de carro da Guarda que tem agito de sobra! Na Gamboa, o céu é estrelado porque não tem muita construção e a paisagem é aquela clássica da região: praia com montanha e pasto do lado. Eu amo isso, você encontra vaquinha pastando na beira da praia, faz uma trilha leve pelas montanhas e rapidinho já tem uma vista linda.
A praia da Gamboa é rota de passagem da baleia franca e a associação de moradores construiu um reservatório de baleias. Facilmente você pode enxergar várias baleias e golfinhos. É lindo!
Roteiro
Nós ficamos 4 dias, o que é bem pouco para conhecer essa região de Floripa/Garopaba, mas até que conseguimos aproveitar bem. A Praia da Gamboa, que foi onde alugamos nossa casa, fica em um lugar bem estratégico que possibilita visitar vários lugares da região.
Chegamos no aeroporto de Florianópolis e alugamos um carro e dirigimos mais ou menos 1 hora e meia até a Gamboa. No dia seguinte, estava um pouco nublado e fomos visitar a Guarda do Embaú que continua linda, mas realmente estava bem cheia de gente!
Quem não conhece a Guarda do Embaú indico ir para passar um tempo, se puder vá fora de época. O lugar é paradisíaco. A Guarda é composta por um complexo de praias na encosta de montanhas e pastos. A cidade fica na beira do Rio da Madre que encontra com o mar na Praia da Guarda. Para acessar a praia principal é preciso atravessar o rio. Você pode ir nadando ou pagar algum canoeiro e atravessar de canoa. Existe também uma trilha pelo lado esquerdo que te leva a Prainha, Praia do Maço e Vale da Utopia. Todas as praias são lindas e a trilha pelo pasto beirando as praias é inesquecível.
1º dia ou o “dia perfeito”
Meu dia perfeito na Guarda era acordar bem cedo e ir para o Vale ver o sol nascer na água, depois surfar no canto esquerdo ou na Prainha, almoçar no Bamboo um bom peixe grelhado e depois voltar pra praia. Dessa vez, para mergulhar no encontro do rio com o mar, onde geralmente fica uma “piscina” de água cristalina. Eu amo praia com rio e mar! Nada melhor do que sair da água salgada e tomar um banho de água doce, né? Para terminar o dia, curtir um lindo pôr-do-sol e ouvir um som ao vivo no Birutas Bar.
Outro passeio legal para quem gosta de trilha é subir o cume da Pedra do Urubu e ter uma vista de cima da Praia da Guarda e toda a região. A trilha é moderada e leva uns 30 minutos. Depois vale passar na praia do lado esquerdo do Rio e comer um pastel de camarão no Bar do Evori. Eu sou apaixonada pela Guarda do Embaú!
2º dia
No segundo dia, fomos nas Dunas do Siriú que ficam bem pertinho da Gamboa e cerca de 9km do centro de Garopaba. Elas fazem parte do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, maior unidade de conservação permanente de Santa Catarina. As dunas são enormes e chegam até 40m de altura. São perfeitas para prática de sandboard, e como existem diferentes tipos de inclinações e tamanhos, todos podem praticar, de iniciantes a atletas profissionais. Além disso, o visual é incrível… Areia a perder de vista.
3º dia
No terceiro dia, fomos na Praia da Silveira, em Garopaba, que é umas das praias que eu mais amo. É uma praia mais selvagem e muito linda. Procurada por surfistas, é ótima para a prática do esporte. Depois do surf, dei um! Vale muito levar uma canga e fazer um yoga, dar uma meditada. Uma das minhas praias preferidas em Garopaba.
De lá fomos para a Praia do Rosa que é um Vilarejo que cresceu bastante e tem uma boa estrutura de pousadas e restaurantes. A Praia do Rosa que é a principal e se divide em Rosa Norte e Rosa Sul. O Rosa Norte é mais roots, bom para surfar e curtir uma praia mais tranquila. Já o Rosa Sul tem vários restaurantes e é mais badalado. Almoçamos no restaurante Casarão, que fica em frente à praia. Comida ótima e um preço justo.
À noite, rolou um show de reggae no Pico da Tribo, que é uma casa de show bem legal da Praia do Rosa, voltamos para dormir na Praia da Gamboa e no dia seguinte fomos para Floripa.
Os lugares que conhecemos em Floripa conto no próximo post por aqui!