*Por Mauro Chasilew, ultramaratonista
Pediram para que eu fizesse uma listinha de filmes/documentários inspiracionais para as minhas corridas. Como não tinha nada pronto, resolvi pedir indicações para alguns amigos. Aí vai uma listinha do que garimpamos.
Barkley Marathons
O filme conta a história de alguns participantes da Barkley Marathon, que rola no Frozen Head State Park, no Tennessee, nos Estados Unidos. Quem decide encarar a prova pode se inscrever na “Fun Run”, com cerca de 97km, ou na corrida inteira, que tem 160km. O tempo limite para completar a prova é de 60 horas e é possível correr entre março e abril de cada ano. Mas engana-se quem pensa que a prova é tranquila. Só para ter uma ideia, nos primeiros 25 anos da prova, apenas 10 pessoas completaram o percurso! Loucura? Sadismo? Aventura? O que leva alguém a se lançar numa empreitada dessa com tanto risco de fracasso? Filme provocador! Muito maneiro!
Livre – Wild
Baseado no livro “Livre – A Jornada de Uma Mulher Em Busca do Recomeço de Cheryl Strayed”, o filme Livre (Wild) conta a história de Cheryl Strayed (Reese Witherspoon) que, após o divórcio e a morte da mãe decide caminhar 1,100 milhas (1,770km) de 2,650 milhas (4,265km) da Pacific Crest Trail (PCT). A trilha, que vai da fronteira dos Estados Unidos com o México até à sua fronteira com o Canadá, é um desafio e tanto. Principalmente para uma marinheira – ou, no caso dela, “tilheira” – de primeira viagem. Misturando humor e drama, o filme é imperdível.
A vida secreta de Walter Mitty
O desafio de encontrar o negativo que será a capa da última edição da revista Life é o motivador para que Walter Mitty (Ben Stiller) viva diferentes aventuras. Responsável pelo departamento de arquivo e revelação de fotografias da tradicional publicação, ele recebe um pacote com negativos do importante fotógrafo Sean O’Connell (Sean Penn). Só tem um problema: está faltando uma foto. E é justamente a imagem que os editores querem colocar na capa da revista.
Comer, rezar, amar
Comer na Itália, rezar na India e amar na Indonésia. Nada mal, não é? Pois essa é a trajetória que Elizabeth (Julia Roberts) faz em Comer, Rezar e Amar, longa inspirado no best-seller de mesmo nome de Elizabeth Gilbert. Autobiográfico, conta a mudança de vida da personagem principal depois de se divorciar. O filme é um ótimo motivador para quem quer sair da zona de conforto.
Up – Altas Aventuras
Up – Altas Aventuras é um filme que cativou muita gente. Carl Fredricksen (Edward Asner) é um velhinho mal-humorado que vive em uma casa em que todos os terrenos a sua volta foram vendidos para uma empresa. Resta só a dele. Como não quer se mudar de jeito nenhum – a casa traz grandes recordações de quando vivia com a esposa já falecida – ele resiste. Só que ele acaba agredindo um homem com sua bengala e é considerado uma ameaça pública e forçado a ir para um asilo. Para evitar isso, ele faz com que a casa voe sendo sustentada por balões. Só que, para sua surpresa, ele não está sozinho: Russell (Jordan Nagai), um escoteiro de 8 anos, acaba embarcando junto.
Na Natureza Selvagem
Na Natureza Selvagem conta a história de Christopher McCandless, um jovem de classe média, que, assim que se forma na faculdade – por desejo dos pais – encara uma viagem pela América do Norte, de carona, a pé, de caminhão, chegando até o Alasca – seu objetivo final. Christopher sonha estar mais perto da natureza e quer deixar os pais materialistas para trás. No trajeto, abandona seu carro e queima seu dinheiro, para que se sinta mais livre. Ao chegar ao seu destino, Chris encontra um ônibus abandonado, que ele chama de Magic Bus, e passa a ser seu lar. O filme é maravilhoso e inquietante.
Separei mais alguns filmes que ainda não consegui ver. Alguém assistiu? O que acharam?
A Lendária Expedição Antártica de Shackleton
Transpatagônia
Everest
McFarland dos EUA
Uma Caminhada Na Floresta – Por Aqui E Por Ali
No Coração Da Montanha
Em Busca De Um Caminho – O Caminho
North Of The Sun
Tocando o Vazio – Touching The Void
Esses são para colocar na lista, sentar no sofá e degustar junto com a pipoca. Além desses, dá pra dar uma olhada na quase interminável lista do Rocky Spirit – Festival de Filmes Outdoor (link aqui).
E, se você tiver uma boa dica, compartilha aqui com a gente.
Abraços e bons ventos a todos.
Mauro Chasilew é professor de Educação Física e empresário. Participa de provas longas de corrida de aventura desde 2003 e de ultramaratonas desde 2007, entre elas, a corrida de aventura na Patagônia Chilena, com 1.112km.