*Por Cristiane Macedo, nutricionista consultora Bodytech Barra Praia Posto 6 e Península O2
Os alimentos sempre foram utilizados com o intuito de prevenir ou reduzir o risco de doenças. Para se manter saudável, a população começou a incluir, no seu dia a dia, alimentos mais saudáveis, criando uma curiosidade dos estudiosos que resolveram investigar se, além de satisfazer as necessidades nutricionais básicas, esses alimentos poderiam trazer algum outro beneficio. A partir daí surgiu a expressão “Alimentos Funcionais”.
Mas o que seria um Alimento Funcional? De acordo com a ANVISA (Agencia Nacional de Vigilância Sanitária), o alimento funcional é definido como “aquele alimento ou ingrediente que, além das funções nutricionais básicas, quando consumido como parte da dieta habitual, produz efeitos benéficos à saúde”. Veja alguns alimentos funcionais e seus benefícios:
– Linhaça – fonte de lignana, que é um composto capaz de auxiliar na prevenção do câncer de mama e no combate dos sintomas da menopausa.
– Chá verde – possui catequinas que ajudam a reduzir incidências de certos tipos de câncer, reduzem colesterol e estimulam o sistema imunológico.
– Açaí – possuem antocianinas que são capazes de melhorar a circulação sanguínea.
– Peixes (sardinha, anchova, arenque, atum, salmão) – possuem ômega 3, que tem ação anti-inflamatórias e reduz o LDL colesterol.
– Uvas, vinho tinto e maçã – possuem resveratrol e quercetina que auxiliam na redução de risco de doenças cardiovasculares, inibem a formação de carcinógenos, coágulos e inflamações.
– Pimenta – possui capsaicina que estimula a termogênese e combate a obesidade.
– Alho e cebola – possuem alil sulfetos que melhoram o sistema imunológico, reduzem colesterol e pressão sanguínea.
– Aveia, centeio, frutas com casca, feijão… – fontes de fibras solúveis e insolúveis que reduzem o risco de neoplasia de cólon e melhora o funcionamento intestinal. As solúveis por dar maior saciedade podem ajudar na obesidade e controlar a glicemia.
-Gengibre – estimulante da secreção gástrica, previne inflamações osteoarticulares e é um termogênico natural.
– Goji Berry – rico em polifenois, alivia a ansiedade, é um antioxidante poderoso, auxilia no sistema imunológico, além de estimular a produção de serotonina (hormônio de prazer).
Lembre-se de que os alimentos funcionais não curam doenças, apenas previnem o aparecimento. Caso a pessoa fique doente, eles auxiliam o combate de maneira mais eficaz. Procure sempre um profissional da área para lhe ajudar.