O verão chegou com tudo e nessa época do ano ter uma pele bronzeada vira o desejo de muita gente. Mas como curtir praia, cachoeira ou piscina todos os dias é privilégio de poucos, manter por mais tempo o bronze conquistado no último fim de semana de sol pode ser a solução! Para pegar as melhores dicas possíveis, a gente ouviu uma dermatologista e uma nutricionista. Com cuidados simples e protetor solar sempre envolvido, é possível ficar com a cor linda de quem aproveitou muito sem colocar a saúde em risco.
Protetor todo dia, toda hora
De acordo com a Cibele Tamietti Durães, dermatologista da Clínica Leger, no Rio de Janeiro, o filtro solar deve ser reaplicado a cada três horas. Entrou na água? Vale passar de novo. Essa disciplina é importante para não ter queimaduras, prevenir o câncer de pele e manter o bronzeado bonito, sem chances de descascar.
Hidratação perfeita sem defeitos
Cibelle reforça ainda que a hidratação é um cuidado superimportante porque o cloro e o sol ressecam a pele. Hidratar todos os dias vai evitar que a sua pele descame, deixando o toque bem mais macio e a cor bonita por mais tempo. “O hidratante deve ser usado diariamente e logo após o banho, com a pele úmida, para ter um maior absorção dos nutrientes. E é sempre bom aplicar antes de dormir para repor a água perdida ao longo do dia e se proteger do ar condicionado, muito usado nessa época do ano”, aconselha.
Creme hidratante, óleo, desodorante corporal ou loção?
É sempre difícil de saber qual a melhor opção com tantos produtos na prateleira. A dermato tira nossa dúvida: o creme tem uma textura mais consistente. Ele é mais grosso e promove uma hidratação mais potente que as loções, porém é mais oleoso e pegajoso. No verão, com calor intenso, ele pode deixar a pele “grudenta”.
As loções são mais fluídas, mais leves que o creme e mais indicadas no calor. Os desodorantes corporais ou óleos de banho não hidratam a pele como os cremes e loções, apenas impedem a perda de água da pele. “Óleos, cremes e loções não conseguem penetrar tão bem na pele porque o óleo faz uma barreira mecânica que impede a entrada dos nutrientes do hidratante. Além do que, os óleos no verão, misturados ao suor, deixam a pele melada”, alerta.
De olho nos rótulos, Cibelle recomenda optarmos por produtos com ureia, lactato de amônia, óleo de semente de uva e ativos calmantes, como aloe vera, extrato de aveia, camomila e calêndula.
Alimentos que dão um up na cor
Algumas mudanças na sua dieta podem ajudar no bronze. A dica é apostar no betacaroteno, segundo a nutricionista Luana Rocha Mercadante. Você encontra o betacaroteno na cenoura, abóbora, manga, batata-doce, couve, repolho, mostarda, espinafre, mamão e melão, por exemplo. Não esqueça também de beber bastante água durante o dia.
No banho pós-praia
“Evite banhos demorados com água quente e o uso excessivo de sabonetes, pois isso pode potencializar a desidratação da pele e contribuir para sua descamação e consequente perda do bronzeado”, explica Cibele. Outra dica é deixar as buchas, ceras depilatórias e esfoliantes de lado. Eles removem a camada superficial da pele e com isso, a cor que você suou para conquistar. Esfoliar só é bom antes da exposição ao sol, porque ele remove as células mortas e garante o bronze mais uniforme, sem aquele aspecto manchado no corpo.