Mulher de fases… Quem nunca? Mulheres são mais sensíveis às flutuações hormonais naturais do ciclo podem sentir um impulso maior de comer determinados alimentos em alguns períodos. Por exemplo, já percebeu que aquela vontade de doce, especialmente chocolate, nos dias que antecedem a menstruação é maior? Pois saiba que existe uma explicação para isso!
O ciclo menstrual dura cerca de 28 dias e é dividido em três fases: fase folicular, fase ovulatória e fase lútea, de acordo com as alterações hormonais que ocorrem no nosso corpo durante o mês. Esse é um processo que acontece pela secreção alternada de quatro principais hormônios: estrógeno e progesterona – secretados principalmente nos ovários – Hormônio Luteinizante (LH) e Hormônio Folículo Estimulante (FSH) – secretados pela hipófise.
Na fase folicular, 1º dia da menstruação até o dia da ovulação, há predomínio do estrogênio que vai aumentando progressivamente até atingir o seu pico nos dias que antecedem a ovulação. Esse é o momento onde temos melhor humor, menos fome e mais força. Por volta do 14º dia, ocorre a ovulação, onde temos o aumento do hormônio luteinizante e o óvulo é liberado (fase ovulatória) e, a partir desse dia começa a fase luteinizante onde o estrogênio que começa a diminuir e a progesterona começa a aumentar até atingir o seu pico. A progesterona altera o equilíbrio hídrico, favorecendo a retenção de líquido no organismo, aquele famoso inchaço que tanto incomoda. A queda do estrogênio reduz a serotonina, ou seja, é nesse momento que ficamos mais sensíveis, emotivas e com mais apetite.
Alguns estudos sugerem que as mudanças nos níveis dos hormônios estrogênio e progesterona causam uma compulsão por alimentos ricos em carboidratos e açúcares durante o período pré-menstrual. Existe uma “compensação” para o alívio dos sintomas comuns da TPM. Como o açúcar ajuda na fabricação da serotonina (neurotransmissor que atua no humor) e da dopamina, há também uma maior procura por estes alimentos para se sentir melhor nesse período.