O ano está iniciando e esse é o momento ideal para começar a desenvolver uma rotina mais ativa, com diversos exercícios físicos, dentro e fora da academia, para manter ou adquirir uma vida mais saudável. Entretanto, como é possível criar disciplina para não abandonar a academia em 2023?
A importância de uma vida mais ativa
A atividade física regular, além de reduzir os efeitos de doenças crônicas, proporciona vários benefícios à saúde e melhora da qualidade de vida, tais como: gera bem-estar, contribui para uma boa gestão do estresse e da ansiedade, aumenta a qualidade e a expectativa de vida, melhora as defesas do organismo e a qualidade do sono, entre outros.
A psicóloga clínica pela FMU/SP e Terapeuta Cognitiva Comportamental pelo ITC, Lala Fonseca, comenta sobre o impacto de uma vida mais ativa para a saúde mental: “a atividade física, além de fazer bem organicamente, representa uma oportunidade de se conectar consigo mesmo. Os neurotransmissores envolvidos nos exercícios auxiliam no reequilíbrio da ansiedade, além de aliviar os transtornos depressivos”.
De acordo com o diretor técnico da Bodytech, Eduardo Netto, se você procura ter uma longevidade maior, a vida mais saudável pode ser o caminho para isso. “Não importa qual seja a atividade escolhida, o importante é estar sempre em movimento, para garantir qualidade de vida e bem-estar. Ter o corpo treinado é o segredo para envelhecer melhor, manter a imunidade alta, a saúde e garantir a independência na idade avançada”, comenta.
E quando há um estilo de vida sedentário, uma série de efeitos adversos à saúde podem acontecer, como o aumento da mortalidade por doenças cardiovasculares, risco de câncer, doenças metabólicas, dislipidemia e doenças musculoesqueléticas. Além disso, a saúde mental pode ser prejudicada, como alerta a psicóloga: “quanto menos atividades fazemos, menos energia vital precisamos. Desta forma, facilmente podemos entrar em apatia emocional”.
Como manter uma vida mais saudável em 2023?
Para ter uma vida mais saudável em 2023 é indispensável manter a constância. “Os neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem-estar, não serão produzidos automaticamente. Precisamos movimentar a engrenagem para produzir dopamina, esse é o hormônio que vicia”, comenta Lala Fonseca.
Para Eduardo, uma pequena mudança nos hábitos é capaz de provocar uma grande melhora na saúde e na qualidade de vida: “costumo dizer que o procedimento de mudança de estilo de vida é um processo de mudança de comportamento. São pequenas ações que, ao final do dia, fazem uma grande diferença”.
Ele salienta que é importante achar uma modalidade que goste “assim será mais fácil dar continuidade ao exercício. As opções hoje são diversas. Então, pratique um esporte, experimente algo ao ar livre, em equipe, com equipamentos e outros. O ideal é encontrar alguma atividade que lhe proporcione certa dose de euforia. Outra maneira de nos manter a motivação é variar sempre os exercícios. Encontre uma atividade que você realmente tenha algum tipo de prazer”.
7 dicas para não abandonar a academia
1- Separe um tempo para realizar as suas atividades físicas;
2- Crie o hábito de fazer as atividades exatamente no horário que planejou;
3- Repita, repita, repita o novo comportamento, pois é a consistência que ajuda no processo;
4- Durma mais cedo, para ter mais disposição e vontade para fazer as atividades;
5- Vá mesmo que não tenha motivação;
6- Altere os treinos e sua rotina de exercícios de tempo em tempos para não enjoar;
7- Curta a sua trilha sonora predileta durante as atividades;