O verão no Brasil costuma ser muito quente e, por isso, as pessoas precisam lidar  com o suor excessivo. Apesar de fazer parte de uma função natural do corpo de regulação da temperatura, o excesso de transpiração no verão pode gerar uma série de desconfortos.

Se esse for o caso, já fica aqui o aviso: se a transpiração for muito além do normal, de forma que atrapalhe as vivências pessoais, a recomendação é buscar um médico qualificado para avaliar o quadro e recomendar o melhor tratamento.

Hiperidrose

Segundo Gustavo Giavarini, médico da Vitat, a transpiração ocorre em todo corpo, variando em quantidade e local de acordo com cada pessoa. “Quanto ela acontece em excesso, chamamos de hiperidrose. Há pessoas que transpiram mais nas mãos, outras nas axilas”, afirma.

O problema afeta mais de 1,5 milhão de brasileiros, mostra uma pesquisa do Instituto IPSOS. Cerca de 10% da população diz apresentar suor excessivo, e 43% das pessoas afirmam que a axila é o local em que o suor está mais presente.

Tratamento

A boa notícia é que existem tratamentos para a hiperidrose, tanto cosméticos quanto alternativos. Além disso, o médico entrevistado lembra que, antes, a condição era tratada com uma intervenção cirúrgica chamada simpatectomia torácica.

“É como se o cirurgião encontrasse dentro do tórax o gânglio responsável por estimular a produção do excesso de transpiração, e o cortasse pela raiz. Esse procedimento ainda é realizado e as complicações variam de paciente para paciente, e de profissional para profissional”, explica.

Para quem prefere técnicas menos invasivas, também pode optar pela toxina botulínica.

Como evitar o excesso de transpiração no verão

Opte por roupas soltas e claras

Uma dica importante para evitar o excesso de transpiração no verão é não utilizar roupas muito justas, além de optar por cores mais claras, como o branco. Isso porque essas tonalidades absorvem menos calor do que o preto, por exemplo.

Hidrate-se

Para evitar o suor em excesso, vale a pena também manter o corpo hidratado. Pois ele mantém naturalmente o equilíbrio da temperatura e não precisa fazer esforço “extra” para que isso aconteça.

Faça exercícios físicos pela manhã

Conforme o dia corre, o sol fica mais alto e a temperatura também. Ou seja, deixe  os exercícios físicos para as manhãs (ou à noite), quando o clima ainda está ameno.

Escolha um bom desodorante

Sem dúvidas, a escolha do desodorante impacta na transpiração. É importante confirmar com um dermatologista qual a melhor opção para você entre as existentes no mercado. Dessa forma, você garante aquela sensação de conforto e proteção de acordo com as suas necessidades.

Fonte: Gustavo Giavarini, médico da Vitat.