Cada vez mais as roupas de treino estão invadindo nossos armários e servindo de inspiração para looks que vão muito além da academia. Se por tendência ou por puro conforto, não importa, o fato é que casacos oversize, bermudas, shorts, calças legging, tops e muito mais já ganharam o status de roupas preferidas de muita gente. E se você também faz parte do grupo que adora treinar e não pode ver um anúncio de look fitness que já quer comprar, com certeza já ficou na dúvida como fazer para os seus looks durarem mais. A forma em que lavamos e guardamos as peças, além da qualidade do tecido, claro, tem tudo a ver com a sua durabilidade.  O Blog da BT pesquisou e fez uma curadoria de dicas fáceis e universais para você manter as suas peças do coração bem novinhas e limpas. Confira abaixo!

Nada de peças úmidas e dobradas 

Suar durante o treino é mais que esperado. Então nada de deixar a roupa embolada no cesto ou guardar na mochila de qualquer jeito. Esse hábito é terrível para a saúde do tecido, além de causar mau cheiro e mofo. Assim que chegar, tente lavá-la. Caso não seja possível, então estenda em um local arejado e assim que puder lave-as. 

O que for possível, prefira que sejam lavadas à mão

Roupas menores, como tops, shortinhos e shorts térmicos indica-se que sejam lavados à mão. Como costumam ser mais delicadas, evitar de levá-las à máquina vai fazer com que durem por mais tempo. Não vai rolar lavar na mão? Então não esqueça de garantir que elas sejam lavadas no modo roupas delicadas da sua máquina.

Produtos mais leves e neutros

Busque por produtos mais leves e não abrasivos e dispense o amaciante. Como os tecidos para prática de exercícios físicos geralmente possibilitam a entrada de ar, determinados produtos desgastam essa qualidade do tecido, deixando a peça mais velha rápido. Caso sua vibe seja mais natural, o vinagre de álcool misturado ao sabão neutro nas lavagens de roupas de treino são um superaliado para tirar o cheiro de suor. 

Nada de água quente e sol 

Na hora de lavar, evite água quente porque é ela que desgasta o elastano, deixando as peças esgarçadas e frouxas. Já na hora de secar, esqueça o sol e seque à sombra, para evitar que o calor dos raios danifiquem as peças.