Na pandemia, os treinos on-line na sala de casa viraram uma realidade que chegou para ficar. Se você estava resistindo até agora, mas tem pensado que seria bom ter uma bicicleta em casa, chegou no conteúdo certo! Nós conversamos com o Eduardo Netto, diretor técnico da Bodytech Company e professor de educação física há mais de vinte anos. Ele tirou todas as dúvidas e trouxe dicas certeiras para você escolher a melhor opção e não correr o risco de se arrepender. Tanto no aplicativo BTFIT quanto no BT Home, temos aulas de Indoor Cycle para clientes ativos da Bodytech.

O que a sua bike precisa ter

Acredito que o principal ponto a se considerar é o seu nível de treinamento na prática. Quanto mais treinado e acostumado ao pedal, mais você deve procurar sofisticação.
E fique atento às experiências que já teve nas academias. Os modelos a que se adaptou nas aulas na academia são uma ótima referência.

Outro ponto crucial são as possiblidades de ajustes. Escolha um modelo que ofereça ajustes da altura do selim, do banco no sentido ântero-posterior e da altura do guidom. Se possível, também do ajuste do guidom no sentido ântero-posterior. Quanto maior a roda, mais a pedalada tende a ser parecida com as bikes de estrada e, por isso, mais caras. Outra dica: invista em modelos com resistência magnética. Eles duram bem mais! 

Faixas de valores

A maioria das bicicletas de  ciclismo  indoor são fortes e extremamente bem acabadas. Procure optar por um modelo que seja para academias. Os modelos mais simples e com menos tecnologia custam  aproximadamente R$ 5 mil. Caso esteja acima do seu orçamento, procure por um desses modelos usados e remanufaturados  pois são bem mais em conta.  Sobre console, as pessoas acreditam que um console de LCD não é realmente necessário. Mas caso você queira ter as informações de  tempo, a velocidade, whats, distância e o número de calorias gastas, eu sugiro que você invista em um console mais sofisticado.

Alugo ou compro?

Se essa dúvida é muito difícil para você, teste um aluguel e depois tome a decisão final. Algumas pessoas compram para pedalar em casa e desanimam porque só se adaptam às aulas na academia. 

Depois de se decidir, não esqueça de cuidar da sua nova companheira de treino. Após o treino, sempre limpe. Isso impedirá o acúmulo de ferrugem e ajudar muito na conservação. Nunca borrife o limpador diretamente na estrutura. Em vez disso, borrife-o em um pano e use-o para limpar suavemente a bicicleta. Uma simples mistura de água e sabão fará o trabalho. Certifique-se de nunca usar produtos de limpeza abrasivos ou à base de óleo, porque isso pode tirar a pintura da estrutura. Cuidado com o excesso de suor no seu painel e também na sua roda.

Modelos e marcas

Bike Tours – Movement
Bike Spinning Profissional LF 480
Schwinn AC Sport e Schwinn IC Pro 
Bike Indoor M3I Lite – Keiser
Linha Group Cycle – Technogym
CXP Training Cycle –  Matrix
IC8 Power Trainer –  Life Fitness