Fim de ano chegando e você já está pensando na rotina do seu filho para 2020? No meio de tantos compromissos, é fundamental que você deixe reservado um tempo da rotina dele para a prática de atividade física.

Praticar exercício em todas as fases da vida é tão importante quanto ter uma alimentação saudável. Isso porque a infância é um período riquíssimo para se desenvolver habilidades e comportamentos. Quanto mais “experiências” a criança tiver desde o seu nascimento, maior será o desenvolvimento da coordenação motora, capacidade cardiorrespiratória, socialização, resistência orgânica, dentre outros.

Mesmo que suas crianças estudem em período integral, lembre-se que o corpo humano necessita de movimento, de socialização, de interação. Precisa tocar, sentir, ver e ouvir para ter um melhor desenvolvimento, especialmente neste mundo tecnológico que estamos vivendo.

Mas como escolher uma ou mais atividades para seu filho praticar? Seguem algumas dicas para ajudar neste momento:       

Antes de matricular seu filho em determinada aula, considere o motivo pelo qual você quer colocá-lo na academia, seja ele saúde, social, melhora na coordenação motora, aprendizado de uma atividade específica e etc

Insista em tirar seu filho do sofá ou do celular para que ele tenha contato com alguma atividade. Tenha em mente que um adulto geralmente sente mais dificuldade em adquirir certas habilidades as quais não foram vivenciadas na infância. Todas as tentativas devem ser feitas para que a criança escolha para si uma ou mais atividades prazerosas, lembrando que esse prazer pela atividade pode ir desde a escolha do professor aos estímulos do ambiente.

Coloque seu filho em aulas experimentais diversas, a fim de que ele possa escolher uma que tenha mais afinidade e que seja mais prazerosa a ele. Lembre-se que esse é apenas o início das suas novas experiências e essas serão levadas, com seus benefícios, para a vida toda;

Tenha paciência nessa adaptação. Sua criança pode sentir-se, inicialmente, um pouco desconfortável diante de alguma coisa que não esteja acostumado, como novos sons, pessoas, objetos ou ambiente. 

Evite oferecer recompensas externas para convencer seu filho a praticar alguma atividade. É importante que ele entenda e sinta os benefícios que a atividade trará a ele, como satisfação, saúde e prazer.

Procure sempre a orientação de um bom profissional e peça ajuda caso tenha qualquer dúvida sobre a aula ou a modalidade. Assim ficará mais fácil para você também incentivar seu filho na permanência da atividade.

Que seu filho tenha um início de ano com muito movimento =)