Você já deve ter ouvido falar que chuteiras de campo são todas iguais, mas a verdade é que cada modelo é adequado para um determinado tipo de jogador e situação de campo. Confira as dicas para escolher o tipo ideal para o seu jogo e entre em campo como um craque:
Se você joga na defesa, precisa de uma boa tração e proteção. Modelos feitos com couro e suas variações atendem bem a esse propósito, especialmente se forem do tipo control. Chuteiras assim, especialmente as de travas altas, proporcionam grande capacidade de arrancada e suporte, em detrimento da precisão nos passes e chutes.
Atacantes e meias priorizam a agilidade e a liberdade de movimentos, por isso preferem modelos fabricados com Mesh, um material originalmente empregado nos tênis de corrida. É a combinação mais popular do mercado, mas fique esperto porque esse tipo de chuteira permite a entrada de muita umidade. Com isso, o desempenho piora consideravelmente em chuvas e campo molhado.
Em ambos os casos, é fundamental selecionar o tamanho adequado, com pouco espaço entre os dedos e o bico da chuteira. Parece obvio, mas é o principal erro cometido pelos jogadores de futebol. Para se certificar, escolha pela largura do pé. A chuteira ideal é justa, mas não aperta na largura do pé. Se isso acontecer, o risco de lesões aumenta exponencialmente.
Ao mesmo tempo, a tecnologia vem rapidamente revolucionando materiais e técnicas de fabricação. Para se ter uma ideia, no último mundial o peso médio dos calçados foi de 220 gramas, contra a média anterior de 266. Fique de olho nas novidades do mercado e no seu estilo de jogo e escolha o modelo certo para alcançar a vitória.