*Por Rodrigo Purchio, Frango com Batata Doce.
Quando olhamos a grade de horários com as aulas da nossa academia, já temos uma ideia do que esperar de cada uma, mas sempre podemos ser surpreendidos.
Como a nossa missão é sempre motivá-los a se manterem ativos, a partir de hoje vamos começar a dar um “feedback” sobre as diversas aulas que as diferentes unidades Bodytech oferecem. Assim, vamos deixar todos com um gostinho de quero mais, e ajudá-los a escolher quais aulas se enquadram melhor com o seu perfil, ou até mesmo quebrar aquele tabu da “primeira aula”, onde ficamos acuados de tentar por achar que todos os outros alunos já terão experiência naquela atividade. Muito pelo contrário, aqui somos todos (ou quase todos) iniciantes, e o que importa é não ficar parado!
Para começar com o pé direito, fomos conhecer o 20 Minute Workout, que já tínhamos ouvido muita gente falar. É uma aula que consiste no treinamento de alta intensidade e curta duração (High Intensity Interval Training, ou apenas HIIT), ou seja: você queima muitas calorias e sai pingando de suor em apenas 20 minutos.
A unidade escolhida foi a Bodytech Leblon 3, e quem ministra a aula é o professor Guilherme Oliveira, que falou mais sobre a atividade para nós: “é uma aula com excepcional potencial de condicionamento físico e gasto calórico, utilizando a intensidade como recurso. Tento sempre variar o padrão de estímulo da aula, membros inferiores, superiores e core são sempre trabalhados, assim a aula é dinâmica, sempre diferente”.
Outro detalhe que o Guilherme explicou é que aplicam-se dois formatos básicos de aula, um com 4 exercícios em sequência para 1 minuto de intervalo ativo (ou seja, ninguém para em momento algum), e o outro composto por 5 exercícios, com o tempo de execução de 30 segundos para 30 segundos de intervalo ativo, onde ele busca um padrão de execução mais rápido e intenso para garantir que todos saiam de lá cansados!
O treino que fizemos foi o segundo modelo. Começou com um aquecimento, onde eram passados todos os movimentos, alternando entre séries de polichinelo para o descanso ativo. Os exercícios foram: agachamento, abdominais, passadas unilaterais (lunges), subida de montanha e burpees.
Já tive oportunidade de fazer alguns desses movimentos em treinos de Crossfit, mas no 20 Minute Workout a diferença é que todos os movimentos são com peso corporal, o que previne lesões ao mesmo tempo que, por causa da intensidade, promove um alto gasto calórico.
Estamos acostumados a fazer aeróbio sem variação de velocidade, mantendo a frequência constante, além do treino de força quase que diário. A sensação na aula foi bem diferente do que a de costume, pois monotonia passa longe dela! Com o passar dos exercícios, foi como se o corpo fosse se adaptando ao estímulo, pois a aula é extremamente dinâmica e animada. Então, ao final dos 30 segundos de movimentos, já dá para sentir os efeitos da endorfina sendo liberada, e que venham mais movimentos, mais agachamentos, mais passadas! Logo entra o descanso ativo para diminuir o ritmo e começar tudo de novo.
Para quem tem pouco tempo disponível para treinar e quer uma atividade que dê um susto no organismo, queime calorias e seja divertida, essa é a aula perfeita!