*Por Ana Carolina Rayon, instrutora Kids da BT Maria Angélica (Rio de Janeiro)
Toda atividade física, quando bem ministrada e feita na medida certa, promove inúmeros benefícios. Para as crianças, essas atividades também se tornam fundamentais para o crescimento motor, cognitivo e socioafetivo.
O Plano Super Kids, oferecido pela Bodytech, é um programa de atividades voltadas às crianças a partir dos três anos. O objetivo é promover o desenvolvimento das habilidades motoras e das capacidades físicas dos pequenos de maneira lúdica e prazerosa.
Atividades aquáticas, como a natação
Promove a melhora da coordenação motora e da resistência muscular. Está relacionada à prevenção de doenças respiratórias, ao estímulo do apetite e à melhora do sono. A natação pode ser praticada desde os seis meses de vida. Nesta idade, o bebê deve estar acompanhado pelo seu responsável, o que intensifica o vínculo e a relação de confiança, fundamentais para o desenvolvimento afetivo e controle emocional formados nessa fase da vida.
Atividades de dança, como ballet e jazz
São fundamentais para o desenvolvimento da consciência corporal da criança. Estimulam a coordenação motora, aguçam a musicalidade, ritmo e criatividade, além de ensinar a ter disciplina e concentração. Ao contrário do que muitos podem pensar, a dança não é oferecida somente para meninas. Meninos são bem-vindos nessas aulas porque a dança auxilia no desenvolvimento de todos, não importa o gênero!
Atividades de lutas, como judô, karatê e capoeira
São excelentes opções de modalidades por trabalharem principalmente o condicionamento físico, postura, agilidade e disciplina. Essas atividades não estimulam a agressão entre as crianças, pelo contrário, elas interferem positivamente no comportamento delas, principalmente em relação à socialização e respeito ao próximo.
Com tantas opções de atividades, os pais devem escolher, junto com seus pequeninos, quais vão participar. Para que isso aconteça da melhor maneira, a primeira dica é que você converse com seu filho. Mostre a ele todas as opções que ele tem e pergunte qual delas ele se interessa em participar.
O próximo passo é experimentar. É extremamente importante que seu pequeno faça uma aula experimental de cada atividade pretendida antes de realizar a matrícula.
Agora ficou um pouco mais fácil saber qual é o melhor caminho antes de matricular seus pequeninos nas atividades esportivas, não é mesmo? Lembre sempre: invista no seu filho e dedique-se a ele. Certamente você formará um adulto saudável física e psicologicamente.