Com sol, calor e dias de férias para muitos, o verão é uma temporada de alegria e diversão, mas que também exige alguns cuidados com o nosso corpo. Correr ao meio-dia, ficar horas sem beber água ou encarar um treino ao ar livre sem protetor são o tipo de coisa que devemos evitar. Pensando nisso, o Blog da BT esclareceu algumas dúvidas e ouviu dicas do Fabrício Buzatto, médico e membro da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE).

Atividade física e alimentação na estação mais quente do ano

De acordo com Fabrício Buzatto, fazer exercício físico no verão é muito bem-vindo, principalmente se forem atividades ao ar livre. Porém, um ponto importante é ter cuidado em relação ao horário de exposição ao sol. É recomendado praticar atividades em momentos em que a incidência solar está um pouco mais amena, principalmente antes das 10h e após as 16h. Mas mesmo nesses horários, é fundamental usar protetor solar, camisas com proteção UVA e UVB, bonés e óculos de sol. 

“Nesse período, a alimentação deve ser mais leve e natural, com muitas frutas, legumes e verduras, que são ricos em vitaminas e minerais e ainda ajudam a repor o conteúdo de água do corpo”, explica o médico. Mas não podemos esquecer dos carboidratos e proteínas que repõem a energia, principalmente para aqueles que treinam. 

Sobre a hidratação, fique atento! O nosso corpo precisa de cerca de 2 litros de água por dia para manter suas funções regulares. Em dias de calor mais intenso e de muita transpiração, é preciso reforçar a ingestão de líquidos para garantir o equilíbrio hídrico do organismo.

6 cuidados que devemos ter no verão 

1 – Aproveite o verão para fazer exercícios ao ar livre, pois o sol também é fonte de vitamina D.

2 – Mantenha uma alimentação equilibrada com muitas frutas, legumes e verduras.

3 – Reforce sempre o uso do filtro solar.

4 – Fique atento à hidratação diariamente. 

5 – Use roupas leves e acessórios para aumentar a proteção, se possível com proteção UVA e UVB.

6 – Esteja atento aos horários de exposição ao sol para evitar insolação e desidratação.

Leia mais sobre quanto mais hidratação melhor!