Quando eu fizer 40 anos, só depois de correr a maratona, vou começar quando as crianças crescerem. Planos a longo prazo são bem-vindos e nos impulsionam para frente, mas como realizar sonhos no futuro sem deixar de lado prazeres importantes para o agora? Seja na sua rotina de exercícios ou no seu planejamento financeiro, é importante encontrar um equilíbrio entre o presente e o futuro para evitar frustrações, cansaço e desistência antes de ‘chegar lá’.

De acordo com o escritor, consultor financeiro e parceiro BTG Pactual digital, Gustavo Cerbasi, o primeiro passo para realizar sonhos é reduzir seu esforço de poupança, garantindo verba suficiente para se distrair e cuidar de si hoje. Isso vai te ajudar a não perder a motivação e não vai atrasar a realização do seu objetivo maior, ao contrário do que pode estar pensando. Inclusive, cuidar do agora vai permitir que olhe para o caminho até o sonho como uma construção, e não só como um período cheio de limitações dolorosas. 

Objetivos intermediários

Se o seu objetivo é comprar um imóvel na cidade X, ao invés de fazer um alto investimento ou assumir uma dívida, por exemplo, por que não recalcular a data da compra, ajustar o investimento às suas necessidades atuais e experimentar passar fins de semana para conhecer melhor a região? Estipule passos para realizar sonhos. Eles vão fazer seu desejo ganhar ainda mais sentido.

“Quanto mais você se envolve com algo relacionado ao seu sonho, mais esse sonho faz parte da sua vida, mais conhecimento você ganha sobre ele, o que te permite aperfeiçoar suas pesquisas, seu planejamento e encontrar caminhos mais eficientes para realizá-lo”.

O mesmo vale para a atividade física. Não adianta você colocar como meta concluir a próxima maratona se a sua realidade hoje é de pouca ou nenhuma atividade física. Quando vislumbramos algo que demanda muitas restrições, fica mais fácil desistir e acabar deixando de ver sentido em tanto esforço. Que tal tentar algumas trilhas antes ou treinar 3 vezes na semana sem faltar? Mapeie picos perto da sua casa, pegue gosto pela atividade, envolva amigos nessa missão e converse com um profissional. 

Resumindo, nas suas estratégias de treino e financeira, vá aos poucos, escolha metas factíveis e o caminho se tornará uma jornada prazerosa. Quando menos esperar, você vai ultrapassar a linha de chegada que sonhou, mas também várias outras antes dela.