*Por Gabriel Alvarenga, nutricionista consultor Bodytech
Se você se alimenta de modo saudável na maior parte do tempo e se exercita significa que um dia ou outro você tem todo o direito de dar uma “escapulida”, por exemplo, aproveitando as comidinhas de São João. Aí é só ter bom senso não exagerando demais.
Confira algumas informações importantes sobre o que comemos nas Festas Juninas:
Milho cozido: fonte de carboidrato e fibras, tem quase zero de gordura. Além disso, é pouco calórico! Uma espiga cozida tem em torno de 100kcal – o mesmo que 4 colheres de sopa de arroz ou uma banana grande. Uma ou duas pinceladas “caprichadas” de manteiga, porém, podem acrescentar de 100 a 200kcal. Ah, e não abuse do sal!
Canjica e Curau: em geral, são feitos com milho, leite integral, açúcar. 150ml já terão em torno de 200kcal, ou seja, um copinho não chega a ser calórico. Intolerantes à lactose podem fazê-los em casa sem leite ou com leite sem lactose, pouco açúcar ou um bom adoçante. Aí as calorias também dão uma boa reduzida!
Amendoim, Pé de Moleque e Paçoca: o amendoim é bastante saudável, rico em gorduras insaturadas, vitamina E e bastante proteína! Para se ter uma ideia, enquanto em 100g de carne ou em uma dose regular de whey protein temos em torno de 20g de proteína, o amendoim tem simplesmente 27g! O problema é que em 100g de amendoim temos 600kcal! E olha que 100g vai embora rapidinho… O pé de moleque e a paçoca tradicionais são feitos com adição de bastante açúcar! Há opções sem açúcar nos mercados, mas nas festas de rua é difícil encontrar… Então, a dica é comer pouco ou correr para a academia no dia seguinte!
Salsichão: este não é nadinha saudável. Tem muito sódio e é feito com o “resto do resto” sabe-se lá de que. Opção bem melhor seria preferir um espetinho. Mas, se for para comer uma vez por ano numa festa de São João…
Espetinhos: são assados e, em geral, magros, especialmente os de alcatra, patinho e frango. Só tem um problema: nunca sabemos a procedência e o modo de armazenamento, cuidado com a higiene…