Constantemente, tento convencer os amigos sedentários (e aqueles que só fazem exercício indoor) a aproveitar os encantos do Rio de Janeiro. Não é qualquer um que tem o privilégio de morar numa cidade que abriga a maior floresta urbana do mundo e ainda tem praias maravilhosas.
Realmente não consigo explicar a sensação de fazer um exercício, e ao final, ser presenteada com uma vista maravilhosa.
Para dar um pouco desse gostinho e quem sabe animar os sedentários a futuramente fazer algumas trilhas da cidade, resolvi listar alguns pontos onde é possível chegar de carro (para os que vão de ônibus, vai ser preciso deixar a preguiça de lado e andar) e ver a paisagem dessa cidade incrível do alto.
1) Vista Chinesa: deste mirante você tem uma vista panorâmica da cidade. Com 380 metros de altitude é possível ver a Lagoa Rodrigo de Freitas, o Corcovado, o Pão de Açúcar e algumas praias da zona sul. O mirante foi construído em homenagem aos chineses que vieram aqui cultivar chá. Durante muito tempo ficou abandonado até passar por uma reforma. Sua arquitetura tem a estrutura de um templo chinês. É muito frequentado pelos atletas de mountain bike, quase uma parada obrigatória. Se você for de carro chega facilmente: o caminho mais rápido é pelo bairro Jardim Botânico, subindo a rua Pacheco Leão. Se quiser ir de transporte coletivo não terá como fugir de um bom exercício: um ônibus até o Horto e de lá uma caminhada longa. Outra opção são as vans de turismo e táxi.
2) Pedra Bonita: uma opção com pouco esforço físico é a vista da rampa de asa delta da Pedra Bonita. Você pode estacionar o carro por perto, subir algumas escadas e ter ver uma vista deslumbrante da cidade. Não confunda com a vista do topo da Pedra: para isso, é preciso fazer uma caminhada de 35 minutos que se inicia logo ao lado do caminho que leva até a rampa –para aqueles que se animarem a ver uma vista ainda mais bonita e suar um pouco vale muito a pena. O caminho mais perto até o mirante é subindo de carro pela Estrada das Canoas, em São Conrado.
3) Mirante do Arpoador: você que é um típico carioca imagina que é impossível que alguém que mora no Rio nunca tenha assistido a um pôr-do -sol da pedra do Arpoador? Mas acredite, é possível. Chegar lá é fácil, você vai até o final de Ipanema em algum transporte particular ou público e anda em direção à pedra. Não terá dificuldade em avistar onde começa a pequena caminhada pelas pedras, pois esse mirante leva diariamente dezenas de pessoas a contemplar o visual. De lá é possível ver a orla do Arpoador, de Ipanema, do Leblon e o Morro Dois Irmãos.
4) Parque Penhasco dos Dois Irmãos: pouco conhecido pelos cariocas, esse parque tem uma vista deslumbrante e ainda é possível fazer piqueniques por lá. Além disso, tem parquinho, banheiros públicos e é tudo bem conservado. O acesso é pela rua Aperana, no final do Leblon. Algumas pessoas chamam de mirante Dois irmãos, mas cuidado para não se confundir com outro mirante homônimo cujo acesso é após uma trilha de uma hora que se inicia no Morro do Vidigal.
5) Mirante de Grumari: para quem está buscando novos olhares sobre a cidade, uma opção é o mirante de Grumari. Você precisa pegar um carro até a praia de Grumari, atravessar toda a praia e se manter à esquerda, subindo uma pequena serra que leva à Pedra de Guaratiba. Do topo, você se depara com o vasto litoral –o mirante fica no meio de uma das últimas reservas naturais de mata atlântica da cidade, possui apenas 8 vagas de carros e bancos para admirar com calma a vista deslumbrante.
Foto: Gávea Imagens
Carioca, Karina Vela trabalha como consultora de estilo para grifes, pinta quadros e viaja o mundo para gravar o programa “Quatro Remos” (que vai para a 4ª temporada no canal Off), em que faz travessias em canal aberto de pé em uma prancha de stand-up paddle ou sentada em uma canoa havaiana.