Quero contar para vocês como começou meu ano paralímpico. Pensando na preparação para os Jogos Paralímpicos Rio 2016, em janeiro participei de um Training Camp, na Flórida, nos Estados Unidos, e, com o apoio do Instituto Presbiteriano Mackenzie, estive na companhia de atletas de vários países, além da equipe americana “Paralyzed Veteranas Racing”.

Alguns desses paratletas são consagrados mundialmente, seja por serem campeões mundiais ou pelas participações em diversos Jogos Paralímpicos (como a Jennette Jansen, uma holandesa que já esteve em 6 edições dos jogos). Alguns deles eu já tinha encontrado na Copa do Mundo no ano passado e foi muito importante ouvir eles me dizerem que eu estava bem mais forte e magra (que mulher não gosta de ouvir um elogio desses, né?).

Jady Malavazzi nos Estados Unidos 

Nesse período de duas semanas, tive a oportunidade de conviver, participar do dia a dia e aprender muito com eles. Ah, o detalhe foi que eu era a mais nova do grupo e fui superquerida por todos.

A rotina de treino, porém, era igual para todo mundo e foi muito intensa! Todos os dias eram dois períodos de treino, horas e horas pedalando dentro de um Parque Nacional com aproximadamente 100 km de ciclovia exclusiva para bicicletas. Ao final da primeira semana, participei de três provas, mas tive problemas com a minha bicicleta e abandonei a primeira prova. Consegui participar das outras duas provas com outras bicicletas com as quais eu não estava adaptada. Mas tudo bem: terminei em 3º lugar e no final deu certo.

O grande resultado foi perceber que começamos o ano muito próximo de atletas campeões mundiais.

Além dos treinos, realizei alguns testes que permitiram identificar meus pontos fracos, para assim conseguirmos trabalhar pra melhorar cada vez mais meu desenvolvimento. Quem quiser saber um pouco mais dos testes pode procurar o meu Instagram para ver alguns vídeos do meu sofrimento –principalmente no Teste de Potência Anaeróbia: foram 20 segundos “até a morte”.

Enfim, a experiência foi incrível, iniciamos o ano muito bem. Novos planos, muita dedicação e cada vez mais perto do sonho Paralímpico. Os Jogos Rio 2016 estão chegando. Quem está na torcida com a gente? No mês que vem tem mais!

*Jady Malavazzi é atleta de Ciclismo Paralímpico, categoria Handbike H3. Prata nos Jogos ParaPan-Americanos de Guadalajara, tetracampeã brasileira (2011 a 2014) e Top 10 no ranking mundial da modalidade. Vem representando o Brasil em Campeonatos Mundiais da modalidade, nos Jogos ParaPan-Americanos de Toronto 2015 e está pré-convocada para os Jogos Paralímpicos Rio 2016. Acompanhe a Jady nas redes sociais (@jadymalavazzi no Instagram ou sua fanpage Jady Malavazzi).