Chás detox, power e relax para ter na mesa do trabalho

//Chás detox, power e relax para ter na mesa do trabalho

Chás detox, power e relax para ter na mesa do trabalho

Aquele conselho de vó que diz ‘toma um chazinho que passa’ pode ser muito mais certeiro do que você imagina. Os chás são importantes aliados no dia a dia para regular o que não anda muito bem no nosso corpo.  Quem tem dificuldade para dormir, sensação de inchaço ou está tentando emagrecer, por exemplo, pode sentir mudanças superpositivas só de incluir os chás na rotina. 

 De acordo com a nutricionista Luana Rocha Mercadante, chás são bebidas concentradas em fitoquímicos, que vão ajudar no tratamento e prevenção de doenças e no bom funcionamento do organismo como um todo. Ela explica que existem duas formas de prepará-los: com infusão ou decocção.

  • Infusão para flores e folhas: Ferva a água, desligue o fogo, coloque as ervas e abafe por aproximadamente 10 minutos. Para cada infusão de 250mL, aproximadamente 1 colher de sopa de cada erva.
  • Decocção para raízes e cascas: Ferva a água junto com a erva. Depois que a água começou a ferver, deixe por mais  5 a 10 minutos. 

Para cada objetivo, existem várias opções de chás que podem ser consumidos diariamente. Uma dica é levar em uma garrafinha e deixar na mesa do trabalho. Assim você vai bebendo aos poucos e ainda garante hidratação ao longo do dia. Lembre-se que o ideal é consumir o chazinho em até 24 horas. Confira as dicas de chás da Luana para quem precisa relaxar, reforçar a imunidade ou desinchar.

Chás relax

Mulungu, cúrcuma, lavanda, melissa, camomila, erva cidreira e polpa de maracujá 

Ajudam a regular o sono e ansiedade. Essas ervas aumentam os hormônios melatonina e serotonina e ainda diminuem o cortisol. Podem ser usadas durante o dia e também à noite.

Chás power

Chás que intensificam a imunidade, aumentando a capacidade do seu corpo de reagir a infecções.

Equinácia, salsa, alho, urtiga e aroeira – Excelentes para infecção urinária, por exemplo.

É importante lembrar que gestantes têm bastante restrição em relação aos chás, devido ao risco de má formação do feto. Os chás liberados são camomila, melissa, erva cidreira, erva doce e gengibre!

Chás detox

Moringa – Capacidade anti-inflamatória;

Cavalinha, hibiscus, dente de leão, chá verde e casca de laranja com casca de abacaxi.  Diminuem a retenção hídrica;

Folha de amora, urtiga, gengibre – ótima para aliviar a TPM e reduzir a compulsão.

Hortelã, licorice, erva-doce, gengibre – Diminui a distensão abdominal. Altera a forma do gás para eliminá-lo e regula a flora intestinal.

Canela em pau: 1 a 2 unidades. Ótima para diminuir a vontade de comer doce.

Por |2019-08-26T19:50:52-03:0026/08/2019|