*Por Vichy Brasil
Mal que acomete quase todas as mulheres do mundo, a celulite tem fatores muito específicos e atua de forma diferente na pele dos homens. Veja abaixo as principais dúvidas e as respostas elaboradas pelos profissionais da Vichy Brasil.
1. O que é?
A celulite (lipodistrofia ginoide) é uma condição multifatorial e sem causa definida. O termo celulite foi descrito pela primeira vez em 1920. É uma palavra de origem latina – Cellulite e foi utilizada para descrever uma alteração estética da superfície da pele.
2. Quais são as possíveis causas?
Existem diversas possíveis causas que podem influenciar no aparecimento da celulite ou em seu agravamento, sendo as principais: excesso de peso, gordura localizada, sedentarismo, alimentação incorreta e idade.
3. Quais as diferenças entre homens e mulheres?
A distribuição do tecido adiposo nas mulheres e nos homens é diferente, e a forma como as células de gordura estão organizadas internamente também. Nas mulheres, as células estão dispostas verticalmente, enquanto que nos homens, elas são envolvidas por uma rede capaz de manter o tecido adiposo uniforme. Outro fator agravante é que as mulheres costumam ter uma pele mais fina, o que facilita para que as irregularidades se tornem aparentes. Além disso, o estrogênio torna as mulheres mais propensas a acumular gordura.
4. Graus de Severidade
O grau de severidade da celulite pode variar numa escala de 0 a 3, na qual em 0 não se verificam alterações na superfície da pele, enquanto que em 3, a pele com celulite lembra a “casca de uma laranja”. O dermatologista é o profissional adequado para identificar o grau de severidade da celulite e indicar o melhor tratamento ou combinação de ações para minimizar a celulite.
5. Tratamentos
A celulite é uma condição complexa e que exige uma combinação de diferentes ações em seu tratamento, dentre os quais podem ser citados:
* Dieta e exercícios físicos
* Massagem modeladora e drenagem linfática
* Cremes para tratamento de gordura localizada, principalmente aqueles que contem cafeína em sua formulação (a cafeína é o ativo mais reconhecido no tratamento tópico para a celulite, pois quebra a gordura e, dessa forma, pode otimizar os resultados esperados no tratamento da celulite), aplicados localmente ou associados a diferentes tipos e massagens
* Outros procedimentos conduzidos por dermatologistas: endermoterapia, lasers, carboxiterapia, mesoterapia, manthus e corrente russa.
6. Conclusão
Diferentes ações, como os cuidados com a dieta, a atividade física regular e o uso de cremes contendo cafeína são aliados no combate à celulite.