*Por Felipe Donatto, nutricionista convidado pela Isopure
Atualmente, vivemos uma “carbofobia”, um medo excessivo de comer alimentos fontes de carboidratos. Porém, esse medo é eliminado quando a um profissional gabaritado consegue calcular a quantidade justa dos nutrientes perante a necessidade individual.
Isso porque, na prática clínica do nutricionista, existe uma metodologia de cálculo dos nutrientes, em especial para os macronutrientes. Neste texto abordaremos estratégias nutricionais para a modulação da quantidade de carboidrato do indivíduo pautadas em sua rotina de treinos.
As recomendações de carboidratos no esporte são variáveis em relação ao volume e intensidade do esforço. O American College of Sports Medicine preconiza de 5 a 8g/kg/dia para atletas. Por exemplo, uma mulher de 60kg deveria consumir 300g de carboidratos por dia (60kg x 5g = 300g), sendo divididos nos diferentes grupos alimentares como frutas, cereais, feijão, leite e derivados, além dos possíveis suplementos dietéticos.
Porém, muita gente se acha “atleta”, mas não treina de forma adequada para “merecer” consumir essas quantidades. Para isso, o nutricionista esportivo consegue ajustar as quantidades pelo tipo de treino.
Imaginem um indivíduo engajado no treino de força, mas que possui um percentual de gordura alto, tipo endomorfo (pessoas que possuem grande dificuldade para perder gordura, mas ganham peso facilmente, seja em músculos ou gordura). Se eu calcular a mesma quantidade de carboidratos por dia sem levar em consideração o treino, posso aumentar a porcentagem de gordura deste indivíduo. A tabela abaixo explica essa técnica da oscilação de carboidrato:
Escrevo esse texto para as pessoas entenderem que a dieta é sempre calculada e que os resultados aparecem no controle de todas as variáveis. Assim, ficar “cortando” o carboidrato da dieta pode ser prejudicial para seus ganhos de massa muscular e também para rendermos melhor nos treinamentos, pois isso influencia direto na queima de gordura durante e após os exercícios. Consulte sempre um nutricionista! Bons treinos e boa dieta.