O cansaço acomete a todos, em algum momento da vida, devido às atividades corriqueiras feitas ou, até mesmo, a falta delas. Os motivos para a fadiga podem ser inúmeros e diversos, entretanto, se essa sensação for excessiva e rotineira, é necessário ficar atento, pois pode ser um sinal de que algo está errado com a sua saúde. 

Então, confira abaixo quais são as causas para esse problema e como é possível amenizá-lo. 

O cansaço excessivo e suas causas

O cansaço excessivo pode surgir por conta do desequilíbrio da saúde emocional e física de uma pessoa, podendo causar uma desordem metabólica. De acordo com a nutricionista, Gisele Haiek, o ritmo da vida moderna pode ser o principal fator para essa sensação de exaustão corriqueira: “as pessoas trabalham muitas horas, boa parte sedentárias, sentadas em seu trabalho. Elas também recebem um excesso de estímulos mentais com o uso do celular até tarde, velocidade de informação com e-mails, internet, mensagens, e alimentação pobre em comidas ricas em vitaminas e proteínas e carboidratos”.

Outro fator que pode ser responsável pelo cansaço extremo é a carência de vitaminas do complexo B e D, de magnésio e ferro. Ademais, a desidratação e o excesso de cafeína causam modificações no corpo que, eventualmente, junto com outros problemas, provocam essa sensação de fadiga. Além disso, a profissional alerta que “a presença de doenças, obesidade, tabagismo, poucas horas de sono, sedentarismo e horário de dormir”, podem também contribuir para um quadro de esgotamento. 

Como amenizar o cansaço excessivo?

O corpo humano é feito para receber uma alimentação de boa qualidade para conseguir se manter em movimento, por meio de atividades físicas, e aproveitar a vida com ânimo e disposição. “Qualquer coisa que façamos em contramão disso está nos levando para um caminho de desequilíbrios e, quando sai do controle, para o caminho de doenças”, comenta Gisele Haiek.

A sugestão da nutricionista é fazer exames periódicos para avaliar os nutrientes do seu corpo e, caso seja necessário, realizar suplementação na falta deles. “Alimentação rica em comida de verdade, uma boa hidratação, a prática regular de exercício físico, reduzir uso de celular, ter boa noite de sono, praticar atividades de lazer e hobbies para aliviar a mente, diminuir os açúcares e melhorar o consumo de proteínas é essencial para se sentir melhor”, esclarece a profissional.

4 dicas rápidas que vão te ajudar a se sentir melhor 

Separamos algumas dicas para você que precisa e quer começar a ter uma rotina mais equilibrada, saudável e ativa, eliminando de vez aquele cansaço extremo:

1- Monitore a quantidade de água que está bebendo e tente ingerir 50ml x kg do seu peso;

2- Mantenha uma alimentação saudável e equilibrada, sem industrializados, para ajudar o fígado e outros órgãos na destoxificação;

3- Antes de dormir, deixe o celular de lado, para descansar a mente, e faça atividades que te ajudem a relaxar, como: um bom banho, skincare, tomar um chá entre outros;

4- Crie o hábito de descansar cedo para conseguir ter uma boa noite de sono e acordar com mais disposição no dia seguinte;