Qual a opinião de vocês? Tomar ou não tomar café da manhã? Existe alguma vantagem? A nutróloga Karla Confessor, pós-graduada pela ABRAN, esclareceu alguns pontos sobre o assunto. Segundo ela, existem uma série de estudos que criticam o ato de não tomar café da manhã, assim como há outros diversos estudos que evidenciam os benefícios de não tomar café da manhã, principalmente, aos adeptos do jejum intermitente.

No ponto de vista da profissional de saúde, não existe nem certo nem errado, pois isso depende e varia de acordo com o paciente. Para cada um, fazer a primeira refeição logo pela manhã pode exercer uma influência positiva ou negativa: um exemplo simples são pessoas que possuem compulsão alimentar. Para esses indivíduos, pular uma refeição pode ter influência negativa, porque quando vão se alimentar, muitas vezes, acabam perdendo o controle sobre as quantidades. “Resumindo, é necessário entender o paciente e seus objetivos” explica a especialista.

Vantagens e desvantagens do café da manhã  

Segundo Karla, tomar um café da manhã equilibrado e nutritivo é vantajoso, pois gera maior energia e disposição para realizar as atividades do dia a dia. Até  porque depois de horas de sono a glicemia encontra-se baixa. Já a desvantagem, seria quando os alimentos escolhidos para o desjejum são aqueles que geram picos altos de insulina, e que não geram saciedade, como por exemplo, o consumo isolado de carboidratos simples.

Rotina diária e café da manhã saudável 

“Quando o café da manhã é feito com boas escolhas, estudos relatam que ele aumenta a saciedade ao longo do dia, reduz a ingestão diária de calorias e melhora o metabolismo corporal”, esclarece Karla. O recomendado, para um bom café da manhã saudável, é fazer a ingestão de alimentos com uma boa fonte de proteína e gordura, carboidratos complexos e frutas. Muitos dizem que não é recomendado comer carboidratos pela manhã. Porém, a médica afirma que não vê problema algum quando bem escolhido, ou seja, optar sempre por um carboidrato complexo de médio a baixo índice glicêmico acompanhado de uma boa fonte proteica.

Leia mais sobre os 7 mitos e verdades sobre o café de cada dia.