Autista e portador do Transtorno Invasivo do Desenvolvimento – Sem Outra Especificação (PDD-NOS), Gustavo Flesch, de 25 anos, treina desde 2007 na Bodytech de Copacabana (RJ), onde faz aula de Running, musculação e exercícios funcionais.
Agora Gustavo também é um personagem do documentário “A Delicadeza É Azul”, que está sendo dirigido por Yasmin Garcez e Sandro Arieta. A ideia da dupla é discutir e dar maior visibilidade a pessoas –crianças, jovens e adultos– que vivem em condições semelhantes às de Gustavo.
Para isso, Yasmin e Sandro apresentam diferentes casos do Transtorno do Espectro Autista, que, quanto mais cedo diagnosticado, melhor de ser trabalhado.
A Bodytech, segundo Vera Flesch de Carvalho, artista plástica e mãe do Gustavo, é um dos lugares em que ele se sente melhor. Por esse motivo, serviu de locação para as cenas filmadas com Gustavo.
Ele é bastante simpático e querido por clientes e funcionários, mas existe um único momento em que ele não cumprimenta ninguém: quando chega atrasado para as aulas de Running, suas favoritas. “Se está atrasado, Gustavo vai correndo para a aula”, conta Vera.
Assista abaixo a trechos do making of do documentário: