Benefícios de tirar meia hora de sono pós-almoço

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Benefícios de tirar meia hora de sono pós-almoço

Os praticantes de esportes de endurance muitas vezes sofrem lesões pela sobrecarga de treinamento. Alguns deles garantem que fazem os exercícios corretamente e não entendem o motivo das lesões. Muitos acabam gerando um quadro de angústia, ansiedade ou depressão, dificultando o processo de reabilitação e retorno ao esporte.

Um fator de risco muito negligenciado são os distúrbios do sono. Nestas situações, comprovadamente há um aumento na produção de hormônios relacionados ao estresse, que aumentam o risco de lesões musculares, tendinosas e osteometabólicas, por exemplo, as fraturas por estresse. A insônia é uma queixa cada dia mais comum na sociedade moderna, inclusive em corredores, ciclistas e triatletas.

Estudos abordam a sesta como uma estratégia eficaz para combater os efeitos adversos nestes pacientes. Uma pesquisa avaliou onze pessoas com restrição noturna do sono, que dormiam no máximo duas horas seguidas por dia. Entre os participantes, quem passou a tirar uma sesta de 30 minutos mostrou resultados animadores.  Em exames de saliva e urina, este grupo que cochilou teve redução de marcadores ligados ao estresse.

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Outros estudos mostram que sestas de 15 a 20 minutos melhoraram a capacidade de aprendizado, concentração e revertem as alterações hormonais causadas pelas noites sem dormir. E para os pacientes que relatam diminuir a atenção após o cochilo da tarde, pesquisas mostram que a ingestão de cafeína antes da soneca ajuda a manter a concentração e o estado de vigília depois de acordar.

Além das lesões musculares por sobrecarga, ter boa concentração  e vigília aumentam muito a performance do atleta e reduzem o risco de lesões traumáticas (quedas da bicicleta e entorses).

Valorizar o sono e o descanso é fundamental, principalmente se você for notívago. Para sua estratégia dar certo, priorize uma soneca no meio da tarde!

Por |2019-09-24T11:24:34-03:0024/09/2019|