Por Gabriel Signorelli, coordenador de programa Bodytech.


Se você já faz exercícios ou pretende iniciar uma atividade física para melhorar a saúde ou perder alguns quilinhos, a avaliação física é uma ferramenta importante para atingir seus objetivos no menor tempo possível e sem surpresas.

Através das medidas e testes realizados durante a consulta com o profissional de Educação Física, podemos identificar as limitações e o nível de condicionamento atual do avaliado e assim indicar a intensidade ideal do treinamento e as melhores atividades para que ele atinja seus objetivos com mais facilidade, evitando possíveis problemas de lesão, causadas normalmente por um uso excessivo e sem preparo de nossas articulações.

Por exemplo, se estamos acima do peso e sem treinar há muito tempo, uma rotina intensa de exercícios aeróbicos, como a corrida, sem o descanso apropriado nem os exercícios de musculação complementares, aumentará a chance de uma lesão músculo-articular, fazendo com que paremos de treinar, perdendo todo o ganho obtido até o momento. Esse processo é denominado na literatura científica como “Overtraining”, e vem ganhando espaço no meio esportivo, no qual os fisiologistas e preparadores físicos criam estratégias através de testes de condicionamento e marcadores fisiológicos para controlar as intensidades dos treinamentos, levando inclusive uma revista especializada na área, a “Sports Health”, a publicar uma espécie de guia prático sobre o tema no ano passado.

Além disso, conhecer o nosso condicionamento aeróbio (VO2) é importante para que possamos identificar as zonas de treinamento para melhorar a performance e otimizar a perda de peso. Podemos estimar e planejar em quanto tempo e o que é necessário para completar a primeira prova de corrida de rua por exemplo, ou ainda qual a melhor proporção de intensidade e duração para otimizar o gasto calórico, projetando nossa perda de peso no período desejado.

Na Bodytech, a Avaliação Física recebe o nome de Leading, em referência ao adjetivo “conduzir” da língua inglesa, e os nossos Avaliadores buscam não só medir, mas orientar e indicar as melhores estratégias e atividades que a sua unidade dispõe para que você atinja seu objetivo com menor risco de lesão e Overtraining possível com base no seu perfil.