Se boicotar ou se autossabotar, quem nunca? O mecanismo de paralisar ou dificultar ações diante de situações e decisões importantes da vida é um velho conhecido e muito mais comum do que pensamos. Segundo a psicóloga Liliana Seger, especialista em Terapias Cognitivas, a autossabotagem acontece quando as pessoas querem muito alguma coisa e na hora H, acabam buscando motivos para não realizar. Debater mais sobre isso, entender nossas individualidades e aprender a lidar cada um ao seu tempo podem ser um caminho.
Geralmente, existe o medo de arriscar ou de assumir responsabilidades e o interessante é que isso pode acontecer com qualquer pessoa. “Porém, quando isso começa a ser repetitivo, chega em um ponto chamado de profecia autorrealizável. Significa achar que uma realidade se comporta de uma forma específica e a pessoa acredita que não faz parte disso, como por exemplo, uma criança que ouviu muito durante a infância que ela não iria conseguir ou nada que ela faz dá certo, e muitas vezes ela acaba confirmando esse posicionamento ‘errado’ ”, explica a especialista. Ainda de acordo com Seger, existem alguns padrões de comportamento que ficam se repetindo. E é bom reforçar que esse processo de autossabotagem pode acontecer em várias situações da vida”, esclarece.
Como entender e lidar com a autossabotagem?
De acordo com Seger, identificar as suas forças e fraquezas se apropriando delas pode evitar que alguns gatilhos da autossabotagem sejam acionados. “A terapia é significativamente válida nessa etapa de descobertas e, por isso, buscar a ajuda de um profissional é muito importante. Com o acompanhamento de um psicólogo, a pessoa conseguirá obter mais autoconfiança em suas escolhas, ter uma personalidade independente de outras pessoas e ser mais assertiva”, explica a psicóloga. Dar um sentido mais otimista diante de acontecimentos da vida altera o estado de humor e modifica o estado das emoções. Dessa forma, se torna mais possível enfrentar os desafios da vida e ter mais motivação diante das situações, defende a profissional de saúde.
Dicas para não se autossabotar
A vida já é repleta de desafios todos os dias, e ser nosso próprio inimigo torna tudo mais difícil. Confira as dicas da Liliana Seger para lidar com todos os sentimentos sabotadores:
1- Faça terapia;
2- Tenha em mente seu propósito;
3- Identifique a origem da autossabotagem;
4- Trabalhe sua autoestima;
5- Valorize o que tem de melhor
7- Não busque a perfeição, até porque ela não existe.