Sou daquelas que não gosta de fazer exercícios aeróbicos, por isso deixo para queimar as calorias com esportes ao ar livre, como surfe, futevôlei, trilhas, remadas… Só que muitos deles dependem do tempo, tanto climático quanto de horas que perderei para executá-los. Portanto, uma das melhores atividades para este fim (que tenha gasto calórico altíssimo e ainda deixa o corpo torneado) é o boxe.
Comecei a me apaixonar pelo boxe bem nova e pratiquei durante muitos anos… É um esporte muito bom para dar confiança para adolescentes que muitas vezes se sentem inseguros e não se enquadram nos padrões estabelecidos. Aprendi que era um esporte terapêutico e, sempre que estava aborrecida, preocupada ou tensa, deixava esses problemas ali na aula de boxe.
Sei que muitas mulheres se preocupam em ficar masculinizadas fazendo luta –confesso que também sempre tive essa preocupação. Realmente, o esporte pede uma postura um pouco mais forte, mas percebi que isso tem a ver com o jeito de se movimentar de cada um –e o boxe nada influencia nisso. Além disso, diferentemente do que muitos pensam, o boxe não aumenta os músculos tanto assim, mas é um trabalho de muita repetição e que exige muita resistência.
Uma aula de uma hora tem um gasto calórico altíssimo. Você trabalha muito a região abdominal porque quase todos os movimentos fazem aquela torção no tronco, o que faz seu abdômen ficar fortalecido. Acredite, se você quer aquela barriguinha chapada essa é a melhor opção.
A maioria das academias disponibiliza as luvas, mas vale a pena investir numa atadura, que é um faixa que você envolve na mão antes de colocar a luva, por questões de higiene. Você encontra a atadura em várias lojas de esportes e custa barato (você não vai gostar de usar atadura de outras pessoas e nem colocar a luva sem essa proteção).
Para a mulherada que quer fazer um trabalho de perna mais forte, uma boa opção é o Muay Thai ou o Kickboxing, que acrescentam os chutes além dos socos e esquivas.
Faça aquela foto da barriguinha antes e depois de um mês de aula que você já vai notar a diferença. Bons treinos!
Carioca, Karina Vela trabalha como consultora de estilo para grifes, pinta quadros e viaja o mundo para gravar o programa “Quatro Remos” (que vai para a 4ª temporada no canal Off), em que faz travessias em canal aberto de pé em uma prancha de stand-up paddle ou sentada em uma canoa havaiana.