“Conquistar” é uma palavra com significado amplo e ao mesmo tempo singular, pois cada realização é única. Uma vez que focamos alguns dos nossos mais variados desejos, o objetivo é um só: conquistar aquilo que nos atraiu o olhar. Conquistas podem variar de metas pessoais que se repetem a feitos impressionantes idealizados uma única vez.

No highline, a palavra “conquista” é o resultado de um grande trabalho com muito planejamento –desde a idealização até a estruturação para o estabelecimento de uma linha. Há outra conquista muito pessoal, porém, que é o maior desafio e o que mais nos motiva: realizar a travessia, uma experiência muito fascinante e impressionante.

Grandes conquistas como a travessia servem de combustível para motivar a realização de metas, como exemplos de que o que parece impossível é possível, principalmente, se o assunto é equilíbrio. Para trilhar novos caminhos, entretanto, é preciso, antes de tudo, planejamento.

Assim, quero compartilhar algumas dicas da Chapada Diamantina, na Bahia, que podem ajudar vocês a planejar o primeiro passo para alcançar dois dos mais impressionantes pontos de lá: Cachoeira da Fumaça e Morro do Pai Inácio.

chapada diamantina

Se você mora em outro estado, o ideal é ir de avião até Lençóis, na Bahia, que é parada obrigatória e o principal ponto de referência para este destino. Lá você pode curtir o aconchego e o clima da Chapada sem ficar desconectado de tudo, além de conhecer pessoas de diferentes lugares do mundo e passear pelas vielas históricas desfrutando da gastronomia e cultura locais.

A chegada de avião é pelo Aeroporto de Lençóis, que fica em Tanquinho, a 24,2km (entre 25 a 40 minutos de carro) de Lençóis. Para conhecer os lugares mencionados, a melhor dica é contratar um guia montanhista experiente. Ele será responsável pelo transporte até os locais. Se você preferir, pode contratar o guia para que ele pegue você no aeroporto também, assim será mais confortável para você. O profissional, que pode ser contratado através da pousada ou do abrigo em que você se hospedar, é fundamental, já que a maioria dos atrativos naturais em Lençóis é distante.

De qualquer forma, prepare-se para caminhar bastante para explorar ao máximo o local.

De Lençóis até Palmeiras são 53km (1h30 pela BR), um pouco depois da Rua Rui Barboza, deve-se pegar estrada de chão por mais 20km (uns 45 minutos) até o Vale do Capão, onde fica a entrada da trilha para a Cachoeira da Fumaça. Para acessar, é necessário assinar o nome na lista de controle da sede do Parque Nacional da Chapada Diamantina que fica antes do final da rua.

highline

A trilha de aproximadamente 5km leva, em média, 1h30 de caminhada para quem está acostumado neste ambiente. A vista é recompensadora, um dos lugares com abismo mais impressionantes a que se pode chegar, sem falar da fabulosa queda d’água que é um espetáculo à parte, principalmente quando o fluxo de agua é maior, ou seja, nos períodos de chuva. Esse passeio é recomendado para um dia inteiro de modo que se possa aproveitar ao máximo e retornar tranquilo antes de anoitecer.

Após essa maravilhosa aventura e retornando a Lençóis, curta bem o passeio nas vielas da cidade a pé, durante a noite, sem se preocupar em acordar cedo no dia seguinte. O motivo: a próxima dica é um passeio bacana para o final do dia, no Morro do Pai Inácio.

Apesar de ser uma trilha de montanha e relativamente íngreme, um bom almoço antes de sair de Lençóis garante suas energias para a subida. O ideal é ficar até o final do dia e curtir o clássico entardecer com um pôr do sol lindo e visual inesquecível. O Morro do Pai Inácio está localizado na BR 242, mesmo caminho percorrido no roteiro anterior, mas bem mais próximo a Lençóis –são aproximadamente 29km de distância entre Lençóis, e o guichê fica na entrada da trilha. Esta é uma área de preservação gerenciada pela cooperativa de guias e condutores e pela Prefeitura de Palmeiras.

chapada bahia

Essas são apenas duas boas dicas de aventuras tranquilas para conhecer um pouco da geografia natural do Parque Nacional da Chapada Diamantina. Escolhi este dois lugares para compartilhar com vocês as minhas mais recentes conquistas junto com os amigos que são guias de trilhas e escalada nesta região.

Conquistamos a linha de Highline de 50m atravessando por cima do topo da Cachoeira da Fumaça. Também conquistamos o Highline do Pai Inácio no penhasco entre as duas montanhas, Pai Inácio e Inácio Filho.

Se você se identifica com esse esporte, esses caras podem levá-lo até esses e outros lugares sensacionais para a prática desta modalidade esportiva do Slackline, proporcionando a você uma oportunidade única de conquistas pessoais em contato com essa belíssima natureza.

*Gideão Melo é guia de montanha e instrutor de treinamentos de escalada, highline e slackline. Ele pratica Montanhismo desde 2001 e é atleta apresentador no Canal Off.